As escolas da rede estadual retomaram o ano letivo no dia de ontem com aulas não presenciais. Quase 159 mil alunos do ensino fundamental e médio, inclusive da educação profissional e Eja já começam o primeiro bimestre, através do sistema remoto.
A previsão que 4.909 professores da rede pública, sendo 3. 325 temporários e 1.584 efetivos estarão disponíveis nas plataformas para ministrar aulas das disciplinas específicas e tirar dúvidas dos alunos. A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE) aguarda o parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE) para divulgar o novo calendário escolar que deve contemplar o ensino híbrido que leva em conta as aulas presenciais e não presencias.
Algumas escolas públicas devem ser transformadas em escola polos para o novo sistema de educação à distância. Uma parcela dos alunos pode assistir às aulas presenciais, mas no decorrer dos outros dias da semana, eles assistirão as aulas remotas. Os alunos que renovaram a matrícula ou se matricularam no ensino fundamental e médio da rede estadual vão assistir as aulas não presenciais nas plataformas disponibilizadas nas 614 escolas, mantidas pelo governo do Estado.
Quem não tem celular ou pacote de internet poderá acompanhar as aulas pelo Programa Escola em Casa veiculada no canal AmazonSat nos seguintes horários: das 8 às 11 horas (no período da manhã), das 14 às 16:30 (no período da tarde), de segunda a sexta-feira. As vídeosaulas disponibilizadas na plataforma da SEE busca ajudar os alunos e auxiliar professores com pontos considerados essenciais de cada disciplina ministrada no decorrer da semana. Os alunos da matriculados nas escolas rurais, a opção será a modalidade de audioaulas que serão veiculadas no decorrer da semana pelas rádios Aldeia –FM e Rádio Difusora Acreana. Além das apostilas preparadas pela equipes pedagógicas para auxiliar os alunos do fundamental-I, fundamental-II e médio que vivem no campo.
fonte: A Tribuna