Muitas crianças com distúrbios de aprendizagem, também chamados de dificuldades de aprendizagem, lutam na escola muito antes de serem diagnosticadas. Isso pode afetar a autoestima e a motivação de uma criança. Entenda como reconhecer os sinais de um distúrbio de aprendizagem e o que você pode fazer para ajudar seu filho.
O que é um transtorno de aprendizagem?
Um transtorno de aprendizagem é um problema de processamento de informações que impede uma pessoa de aprender uma habilidade e usá-la com eficácia. Os distúrbios de aprendizagem geralmente afetam pessoas de inteligência média ou acima da média. Como resultado, o transtorno aparece como uma lacuna entre as habilidades esperadas, com base na idade e inteligência, e o desempenho acadêmico.
Os distúrbios de aprendizagem comuns afetam as habilidades da criança em leitura, expressão escrita, matemática ou habilidades não-verbais.
Leitura
Os distúrbios de aprendizagem na leitura geralmente são baseados na dificuldade de perceber uma palavra falada como uma combinação de sons distintos. Isso pode dificultar a compreensão de como uma letra ou letras representam um som e como as combinações de letras formam uma palavra.
Problemas com a memória de trabalho – a capacidade de reter e manipular informações no momento – também podem desempenhar um papel.
Mesmo quando as habilidades básicas de leitura são dominadas, as crianças podem ter dificuldade com as seguintes habilidades:
• Ler em um ritmo típico
• Compreender o que eles leem
• Relembrar com precisão o que leram
• Fazer inferências com base em suas leituras
• Ortografia
Um distúrbio de aprendizagem na leitura geralmente é chamado de dislexia, mas alguns especialistas podem usar o termo para descrever apenas alguns dos problemas de processamento de informações que podem causar dificuldade de leitura.
Expressão escrita
A escrita requer habilidades visuais, motoras e de processamento de informações complexas. Um distúrbio de aprendizagem na expressão escrita pode causar o seguinte:
• Escrita lenta e trabalhosa
• Escrita à mão difícil de ler
• Dificuldade em colocar pensamentos na escrita
• Texto escrito mal organizado ou difícil de entender
• Problemas de ortografia, gramática e pontuação
Matemática
Um distúrbio de aprendizagem em matemática pode causar problemas com as seguintes habilidades:
Compreender como os números funcionam e se relacionam entre si
• Calculando problemas matemáticos
• Memorizando cálculos básicos
• Usando símbolos matemáticos
• Compreendendo problemas de palavras
• Organizar e registrar informações enquanto resolve um problema matemático
Habilidades não verbais
Uma criança com distúrbio de aprendizagem em habilidades não-verbais parece desenvolver boas habilidades básicas de linguagem e fortes habilidades de memorização mecânica desde a infância. As dificuldades estão presentes nas habilidades viso-espaciais, habilidades viso-motoras e outras habilidades necessárias no funcionamento social ou acadêmico.
Uma criança com transtorno de aprendizagem em habilidades não-verbais pode ter problemas com as seguintes habilidades:
• Interpretar expressões faciais e dicas não verbais em interações sociais
• Usar a linguagem de forma adequada em situações sociais
• Coordenação física
• Habilidades motoras finas, como escrever
• Atenção, planejamento e organização
• Compreensão de leitura de nível superior ou expressão escrita, geralmente aparecendo no final da escola
O que causa distúrbios de aprendizagem?
Fatores que podem influenciar o desenvolvimento de distúrbios de aprendizagem incluem:
História familiar e genética. Uma história familiar de distúrbios de aprendizagem aumenta o risco de uma criança desenvolver um distúrbio.
Riscos pré-natais e neonatais. O baixo crescimento do útero (restrição severa do crescimento intra-uterino), a exposição a álcool ou drogas antes do nascimento, nascimento prematuro e muito baixo peso ao nascer têm sido associados a distúrbios de aprendizagem.
Trauma psicológico. Trauma ou abuso psicológico na primeira infância podem afetar o desenvolvimento do cérebro e aumentar o risco de distúrbios de aprendizagem.
Trauma físico. Lesões na cabeça ou infecções do sistema nervoso podem desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios de aprendizagem.
Exposição ambiental. A exposição a altos níveis de toxinas, como o chumbo, tem sido associada a um risco aumentado de distúrbios de aprendizagem.
Quais são os sinais de transtorno de aprendizagem?
Seu filho pode ter um transtorno de aprendizagem se ele ou ela:
• Não domina habilidades de leitura, ortografia, redação ou matemática na idade e nos níveis escolares ou próximo dele
• Tem dificuldade em entender e seguir as instruções
• Tem dificuldade em lembrar o que alguém acabou de dizer a ele ou ela
• Falta de coordenação ao caminhar, praticar esportes ou habilidades como segurar um lápis
• Perde ou perde facilmente trabalhos de casa, livros escolares ou outros itens
• Tem dificuldade em entender o conceito de tempo
• Resiste a fazer tarefas de casa ou atividades que envolvam leitura, redação ou matemática, ou de forma consistente não consegue concluir as tarefas de casa sem ajuda significativa
• Atua ou mostra desafio, hostilidade ou reações emocionais excessivas na escola ou ao fazer atividades acadêmicas, como lição de casa ou leitura
Procurando ajuda para distúrbios de aprendizagem
A intervenção precoce é essencial porque o problema pode crescer como uma bola de neve. Uma criança que não aprende a somar no ensino fundamental não será capaz de resolver a álgebra no ensino médio. Crianças com distúrbios de aprendizagem também podem apresentar ansiedade de desempenho, depressão, baixa autoestima, fadiga crônica ou perda de motivação. Algumas crianças podem agir de maneira ativa para desviar a atenção de seus desafios na escola.
O professor, os pais ou responsáveis, o médico ou outro profissional de uma criança podem solicitar uma avaliação se houver dúvidas sobre problemas de aprendizagem. É provável que seu filho primeiro faça exames para descartar problemas de visão ou audição ou outras condições médicas. Muitas vezes, a criança passa por uma série de exames realizados por uma equipe de profissionais, incluindo psicólogo, professor de educação especial, terapeuta ocupacional, assistente social ou enfermeiro.
A determinação de um distúrbio de aprendizagem e a necessidade de serviços são baseados nos resultados de testes, feedback do professor, contribuições dos pais ou responsáveis e uma revisão do desempenho acadêmico. Um diagnóstico de ansiedade severa ou transtornos de déficit de atenção / hiperatividade também pode ser relevante. Essas condições podem contribuir para atrasos no desenvolvimento de habilidades acadêmicas.
Opções de tratamento
Se seu filho tem um distúrbio de aprendizagem, o médico ou a escola dele podem recomendar:
Ajuda extra. Um especialista em leitura, tutor de matemática ou outro profissional treinado pode ensinar técnicas a seu filho para melhorar suas habilidades acadêmicas, organizacionais e de estudo.
Programa de educação individualizado (IEP). As escolas públicas nos Estados Unidos são obrigadas a fornecer um programa de educação individual para alunos que atendam a certos critérios para transtorno de aprendizagem. O IEP define metas de aprendizagem e determina estratégias e serviços para apoiar a aprendizagem da criança na escola.
Acomodações. As acomodações da sala de aula podem incluir mais tempo para completar as tarefas ou testes, sentar-se perto do professor para promover a atenção, usar aplicativos de computador que apoiem a escrita, incluindo menos problemas de matemática nas tarefas ou fornecer audiolivros para complementar a leitura.
Terapia. Algumas crianças se beneficiam da terapia. A terapia ocupacional pode melhorar as habilidades motoras de uma criança com problemas de escrita. Um fonoaudiólogo pode ajudar a abordar as habilidades de linguagem.
Medicamento. O médico do seu filho pode recomendar medicamentos para controlar a depressão ou ansiedade severa. Os medicamentos para o transtorno de déficit de atenção / hiperatividade podem melhorar a capacidade da criança de se concentrar na escola.
Medicina complementar e alternativa. Mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia de tratamentos alternativos, como mudanças na dieta, uso de vitaminas, exercícios para os olhos, neurofeedback e uso de dispositivos tecnológicos.
O plano de tratamento do seu filho provavelmente evoluirá com o tempo. Se seu filho não está progredindo, você pode procurar serviços adicionais ou solicitar revisões em um IEP ou acomodações.
Nesse ínterim, ajude seu filho a entender em termos simples a necessidade de quaisquer serviços adicionais e como eles podem ajudar. Além disso, concentre-se nos pontos fortes de seu filho. Incentive seu filho a buscar interesses que lhe dêem confiança.
Juntas, essas intervenções podem melhorar as habilidades de seu filho, ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento e usar seus pontos fortes para melhorar o aprendizado dentro e fora da escola.
Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/