A Secretaria de Estado de Saúde(Sesacre) esclarece que não procede a informação que há falta de oxigênio no Hospital de Tarauacá.
Em nenhum momento a direção do hospital de Tarauacá recebeu ligação ou mesma visita de algum representante do Sindicato dos Médicos para confirmação da situação.
De fato a unidade não possui usina de oxigênio, porém recebemos semanalmente conforme o cronograma da Sesacre carga de oxigênio, vinda de Rio Branco, onde é devidamente distribuído em todos os municípios do estado do Acre.
Tarauacá nesses últimos 4 dias recebeu um volume significativo de pacientes Covid-19 positivos e confirmados via teste onde ocupou 100% de nossos leitos e passaram a fazer uso do oxigênio em alta escala.
A Unidade de Tarauacá possui controle de uso de oxigênio, onde sabemos antecipadamente da estimativa de oxigênio, o que possibilita o pedido antecipado para não haver prejuízos na saúde do paciente.
Ressaltamos ainda, que em nenhum momento a unidade deixou de ter oxigênio para ofertar aos pacientes. A Sesacre prontamente atendeu todos os nossos pedidos e abasteceu por 2 vezes ainda nesta semana.
Pacientes de Covid em situação grave são encaminhados para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.
Laura Pontes
Gerente geral do Hospital de Tarauacá, Dr. Sansão Gomes.