A cidade de Tarauacá (AC) sofre uma das maiores enchentes de sua história. Segundo informações repassadas pela Defesa Civil Municipal, 80% da cidade está inundada e mais de 400 pessoas desabrigadas.
O manancial está em 11 metros, de acordo com a medição do Corpo de Bombeiros feita às 12 horas deste sábado (20). A cota de transbordamento é de 9,50 metros, ou seja, está 1,50 metro acima do nível máximo. A maior cota já registrada na cidade foi 11,93 metros, em 2014.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o manancial tem apresentado vazante desde às 6 horas deste sábado (20).
Em imagens panorâmicas do fotógrafo Rafael Dias, divulgadas nas redes sociais do jornalista, Altino Machado, mostra a dimensão do estrago provocado pelo transbordamento.
Segundo informações da Prefeitura de Tarauacá, o volume dos rios Tarauacá e Muru atingiu mais de 28 mil pessoas. A situação fez com que a prefeita Maria Lucineia (PDT) decretasse situação de emergência, em decorrência da calamidade pública.
A prefeitura tem encaminhado às famílias atingidas para escolas com apoio logístico dos servidores municipais. No local é servido alimentação, remédios e material de higiene.
“Estamos vivendo um momento muito difícil em nosso município, mas não mediremos esforços para ajudar o nosso povo. Estamos trabalhando incansavelmente para diminuir o impacto na nossa população. Além disso, permanecemos em contato com o Governo do Estado e com todas as autoridades capazes de ajudar o nosso município”, afirmou a prefeita.
Maria Lucinéia pediu ajuda de toda a população acreana e pediu àqueles que possam doar qualquer quantia, que enviem um PIX para a conta da Prefeitura de Tarauacá aberta, exclusivamente, para atender os atingidos pela enchente. Além disso, a população está necessitada de água potável e alimentos.
Do Ac24Horas
Fotos: Rafael D. Dias