Governo encaminha ações para dar celeridade a obras no Jordão

Agência/Acre -  A retomada da execução dos serviços no verão deve gerar empregos e movimentar economia do município

Com o objetivo de otimizar tempo e recurso, o governo do Acre continua mobilizado para dar celeridade às obras em execução no estado. Em tempos de pandemia e chuvas intensas na região, o momento agora é para aprimorar logística necessária para garantir a compra dos materiais e insumos necessários para a conclusão dos projetos.

Nesta quarta-feira, 27, o prefeito de Jordão e os titulares da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) e do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) reuniram-se com o prefeito Naudo Ribeiro para detalhar o plano de ação para a conclusão das obras de infraestrutura urbana e saneamento básico no município.

“Estamos cuidando para que, quando chegue o verão, tudo possa acontecer dentro da normalidade. O foco agora é transportar insumos pra Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Thaumaturgo, para que no verão a gente possa trabalhar tranquilo.

Governo encaminha ações para dar celeridade a obras em execução. Esforço agora é para o transporte de insumos Foto: Assessoria Depasa

A estratégia é aproveitar o período que favorece o transporte fluvial para garantir materiais e insumos necessários e que não são possíveis de transportar no verão. A ação de governo envolve várias secretarias, com destaque para o Depasa, que executa convênio que contempla importantes obras de saneamento.

“Há intervenções de engenharia, que precisamos alinhar. E nesse sentido, equipes estão bem afinadas para alcançar a excelência que o governador espera de nós na execução das obras nesses municípios”, enfatizou Ítalo Medeiros, secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento.

Para o prefeito de Jordão Naudo Ribeiro a reunião foi um momento importante para levar ações positivas ao Jordão. “Precisamos muito desse apoio do governo do Estado, para que a gente desenvolva a infraestrutura do município do Jordão”, disse o prefeito ao reafirmar a parceria para fortalecer as ações do Estado na cidade.

Da reunião para alinhamento das ações para execução de obras no Jordão participaram o secretário adjunto de Infraestrutura do Estado, Jamerson Lima, a secretária de Finanças do Jordão, Aparecida Cunha, a coordenadora de Planejamento do município, Reviane Farias, e o advogado, Andrey Macedo, naquele momento, representando o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão.
Infraestrutura urbana e saneamento básico

Com recursos do Banco Mundial e da Fundação Nacional e Saúde (Funasa), o governo, por meio do Depasa e Seinfra executa ousado projeto de saneamento integrado no município de Jordão. As obras contemplam ampliação do sistema de abastecimento de água potável, implantação do sistema de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e pavimentação de vias urbanas.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do município conta com uma estação de tratamento que capta água do Igarapé São João e tem capacidade para tratar até 45 litros de água por segundo, atendendo cerca de 1.200 usuários do Depasa.

A obra de ampliação prevê a construção de mais cinco quilômetros de rede para atender 393 novos domicílios, que assim como os demais usuários, passarão a receber água captada do Rio Tarauacá.

“São intervenções importantes, que já começam a mudar a realidade de quem mora no local, além das intervenções de estrutura, nossa meta é garantir água com a melhor qualidade para todos os moradores do município”, destacou a presidente do Depasa, Waleska Dessotti, ao agradecer o empenho do governador Gladson Cameli e demais instituições envolvidas na execução do projeto de saneamento integrado no interior do estado.
Mais empregos

Em Jordão, a retomada das obras no período pós-pandemia deve gerar pelo menos 100 empregos diretos, impactando positivamente a economia e o desenvolvimento local. Além das obras em Jordão, ainda com recursos do Banco Mundial, o governo do Acre executa obras de infraestrutura e saneamento em Santa Rosa e Porto Walter. A iniciativa também contemplou Marechal Thaumaturgo, onde a execução das obras já foi concluída.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem