O secretário estadual de Educação Mauro Sérgio Cruz visitou a comunidade do Cachio , do povo Huni Kuin no rio Muru, em Tarauacá e anunciou a reforma da escola, que existe há 35 anos. Durante todo esse tempo, Mauro Cruz foi primeiro secretário a visitar a aldeia e conversar diretamente com as lideranças, os anciãos e a juventude que frequenta a escola, sobre seus problemas e as soluções apresentadas. O secretário também anunciou que o governador Gladson Cameli estava apoiando o ensino indígena, com a contratação de professores temporários para diversas aldeias. secretário elogiou muito o que viu na terra indígena, “Grande experiência e aprendizado. Uma conversa respeitosa, amiga e plena de significado. Os membros da comunidade agradeceram o apoio do governador Gladson Cameli pelas melhorias na educação e na saúde”, declarou Mauro Cruz.
A visita é mais uma comprovação de que Mauro Cruz prioriza o contato direto com a população, na capital e no interior, com as comunidades, com a presença junto aos beneficiários da Educação e suas famílias, sempre buscando novos desafios e subsídios para a gestão da secretaria, conhecendo os problemas e criando alternativas de superação. Desde que assumiu a Educação no ano passado, que o professor Mauro Cruz tem percorrido todos os cantos do estado, conhecendo e participando da realidade local da comunidade escolar, para garantir a universalização do ensino público. Nem o avanço da pandemia pelos municípios do Vale do Envira impediu o secretário de entregar os equipamentos de tecnologia e mobiliários destinados as escolas Plácido de Castro, João Ribeiro e Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá. A visita aos Huni Kuin completou a passagem do secretário pelo município.
Apoio às escolas de Tarauacá
O secretário de Educação, Mauro Cruz, a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, os gestores das escolas públicas e profissionais da educação participaram da solenidade de entrega dos novos equipamentos doados pelo governo do estado. Para Mauro Cruz, o desejo do governador é promover a Educação para que ela possa avançar ainda mais. “O governador tem nos orientado a não deixar nenhuma criança sem receber o conhecimento e fazer com que a escola seja a nossa segunda casa”, declarou o gestor. A universalização do ensino básico é prioridade e conquista do governo e de sua gestão. A ação do secretário e sua equipe, sob a orientação e incentivo do governador, fez com que os processos educacionais não parassem durante a pandemia e possibilitou criar opções regionais, de qualidade, de ensino à distância. Tudo com a colaboração inestimável dos professores, que são partícipes deste esforço.
Em Tarauacá, a escola Plácido de Castro foi contemplada com a reforma e revitalização do prédio, inclusive com a entrega dez novos computadores. A escola João Ribeiro, de ensino médio, ganhou 15 computadores, que serão utilizados no setor administrativo e a escola Djalma Cunha, de ensino integral, recebeu a doação de bancos, mesas e cadeiras novas. Durante a solenidade de entrega dos equipamentos e mobiliários, o professor Mauro Cruz destacou os esforços do governo e a priva de seu compromisso com a educação. Lembrou a contratação de mais 733 novos professores, sendo 341 efetivos e 392 provisórios, esses últimos selecionados por processo simplificado, para trabalharem na educação indígena. “Enquanto há estados e municípios que estão demitindo seus profissionais por conta da pandemia, o nosso governo está com o pagamento em dia e contratando novos professores. Isso demonstra o compromisso do governador com a Educação”, enfatizou.
A Tribuna