PSB e PC do B estudam fusão e isso pode impactar política acreana


Um novo arranjo político no cenário nacional pode ter profundos reflexos na política acreana, O PSB e o PC do B estão estudando possível fusão, marcada para o próximo ano, depois das eleições municipais. No Acre, isso pode significar, se concretizado, o alinhamento do PC do B à prefeita Socorro Neri. No plano nacional, daria força à candidatura do governador do Maranhão, Flávio Dino, do PC do B à presidência da República.

A possiblidade da fusão foi levantada pelo próprio governador Flávio Dino, Em entrevista à CNN Brasil. Flávio Dino (PCdoB), voltou a afirmar que vê como caminho possível uma aliança que inclua a fusão ou incorporação de seu partido pelo PSB.

Diferentemente do que se especula, Flávio Dino disse que “jamais” trocaria um partido pelo outro para concorrer ao Planalto de forma “unilateral”.

“O PCdoB tem uma relação muito próxima com o PSB, a nossa presidente nacional é vice-governadora de Pernambuco com o PSB, temos aliança em Recife. Desde o berço temos essa aliança. Diálogo é muito bom para o país. Eu era muito amigo do Eduardo Campos. Mas nunca uma coisa unilateral minha de sair do PCdoB para ser candidato a presidente pelo PSB, isso jamais. Mas uma aproximação, uma aliança, quem sabe uma incorporação, é um caminho”, disse.

Para o governador maranhense, as novas regras eleitorais, como a cláusula de barreiras e o fim das coligações proporcionais, está alterando o cenário político.

“Temos que esperar o próximo ano, que é uma redefinição partidária no país. Nós vamos ter um redesenho inevitável tendo em vista que as novas regras de cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais levarão a muitas fusões. Não agora, porque cada partido vai enfrentar com sua tática eleitoral”, enfatizou.

A Tribuna

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem