Governo lança novo Portal da Transparência de fácil acesso e mais completo


A partir desta terça-feira, 21, está no ar a nova versão do Portal da Transparência do Governo do Acre. Em solenidade de lançamento no auditório da Biblioteca Pública com a presença do governador Gladson Cameli, o site foi apresentado totalmente reformulado, mais prático e completo, modernizado com um layout que facilita o acesso do cidadão às informações do Estado trazendo em sua tela inicial os principais dados de transparência.

A atualização do site foi feita pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), com a parceria da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil, com o objetivo de levar a informação de forma mais fácil, ágil e clara possível ao cidadão.

O novo site é baseado em um Interface de Programação de Aplicativos (API), que coleta os dados diretamente dos principais sistemas do Estado, sem qualquer intervenção humana, e os apresenta em formato próprio para consumo. Este padrão, além de automatizar e padronizar a busca e entrega de dados, facilita o acesso para todos os envolvidos interessados.

Gladson Cameli destacou que só no combate a pandemia de covid-19, o Acre já é hoje um dos cinco estados com maior nível de transparência dos gastos públicos, mas o objetivo é ir muito além, transformando o Estado no mais transparente do país em gastos gerais, num compromisso de gestão claro tanto com a população, quanto com os órgãos controladores.

“Eu estou cumprindo uma promessa minha pela transparência que fiz em 2018, que é divulgar para a sociedade os gastos públicos. E eu quero agradecer aqui os secretários e suas equipes que se dedicaram a esse trabalho. Nossa ideia não é apenas a transparência, mas aderir a um sistema nacional do governo federal que ajuda e esclarece ainda mais, preservando o CPF dos gestores e passa para a sociedade e os órgãos controladores que o Estado está fazendo a coisa correta”, conta o governador.
Mudança estrutural

O novo padrão de cores do Portal da Transparência facilita a identificação de qual área do site o visitante está no momento, enquanto as novas telas de resultado já apresentam de imediato os valores totais relacionados ao assunto pesquisado. Nas mesmas telas é possível detalhar os valores das receitas do Estado em vários níveis, incluindo as Fontes de Recursos, sendo possível ainda filtrar os dados a serem apresentados.

Os dados de folha de pagamento também receberam uma nova roupagem. Em vez de ser apresentada como uma extensa lista em formato PDF, agora ela vem com o detalhamento dos dados de lotação do servidor, sendo possível filtrar as informações de um único servidor para o mês selecionado.

Com o período de pandemia ainda vigente, o Portal dispõe de uma área exclusiva para as despesas relacionadas ao combate da Covid-19 e áreas específicas para publicação de documentos relacionados à transparência dos gastos.

Segundo o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu: “O novo Portal da Transparência foi uma exigência do governador Gladson Cameli para melhorar esses parâmetros junto aos órgãos controladores. Agora ele está mais moderno, com um novo layout que facilita o acesso, tudo para que qualquer cidadão tenha facilidade de encontrar todos esses dados do interesse público”.

Agência/Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem