TARAUACÁ: TODOS EM ALERTA - JA TEMOS TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA NO MUNICÍPIO


Em nota, a prefeitura de Tarauacá aninciou que o município registrou no final de semana e nesta segunda feira, 4 de abril, os primeiros casos de Corona Vírus.  O mais grave é que essas primeiras vítimas foram infectadas através transmissão comunitária. Isso significa que não é possível identificar a origem da contaminação.

Na transmissão comunitária ou sustentada, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais.

É um estágio considerado alarmante, por indicar que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. Isso potencializa os riscos de transmissão e dificulta o controle da Covid-19, pelas autoridades e pelos profissionais de saúde.

Nesse contexto, a prefeitura intensifica as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários que têm sido amplamente divulgados ganham ainda mais importância, visando reduzir, ao máximo, o contato entre as pessoas e tornar rotineiras as ações preventivas, para minimizarmos a progressão do contágio. Estudos apontam que cada pessoa infectada contamina outras três,

Outro agravante é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos, elevando o potencial de propagação. Nesse cenário, a preocupação é ainda maior com o grupo de risco (idosos, doentes crônicos e pessoas com baixa imunidade).

Casos que apresentem febre e tosse seca, com ou sem falta de ar, devem ser atendidos nas Unidade Básica de Saúde Doquita preparada exclusivqmente para receber as pessoas com os sintomas para consulta e orientações.

Já para as pessoas que apresentem sintomas como falta de ar intensa, febre alta, tosse persistente ou agravamento de seu quadro clínico, a orientação é buscar assistência no Hospital Doutor Sansão Gomes 

Leia abaixo a NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde DECLARA, nesta segunda-feira (04), o reconhecimento da TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). 

Esse tipo de transmissão ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção por ter se alastrado aleatoriamente. Isso significa que Tarauacá deve se unir contra o vírus.

A Prefeitura Municipal adotou todas as medidas possíveis para o vírus não chegar a nossa cidade. 

Diante de uma pandemia e logo transmissão comunitária, todos somos suspeitos. 

A vigilância Epidemiológica está mapeando e monitorando os casos diariamente, em breve disponibilizaremos um numero de telefone para contato.


Recomendações: 

- Em caso de sintomas leves ( febre, cansaço, tosse seca, diarreia, cefaleia, dor de garganta), procurar a Unidade de Referencia da COVID-19 – UBS Francisca da Costa Cabral (DOQUITA).

- Em caso de sintomas Graves (Febre alta, dificuldade para respirar), procurar o Hospital Geral de Tarauacá;

- Distanciamento Social;

- Isolamento Domiciliar;

- Uso obrigatório de Mascaras;

- Lavar bem as mãos com água e sabão;

- Uso do Álcool em Gel; 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TARAUACÁ

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem