Jordão é exemplo de isolamento social bem sucedido; cidade não registra nenhum caso da Covid-19


Diferente dos demais municípios acreanos, Jordão não registra nenhum caso da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, até o momento. O motivo pode ter sido a antecipação das ações implementadas pelo prefeito, Élson Farias. Entre as medidas estão a instalação de barreiras sanitárias no aeroporto da cidade e no Rio Tarauacá. As barreiras restringem a entrada de pessoas à cidade. Todos são submetidos a uma quarentena.

No último dia 5 de maio, Elson Farias decretou uma espécie de isolamento total. As barreiras sanitárias funcionam 24 horas. Para o viajante que chegar durante a noite, este é submetido a ficar em um abrigo até o dia amanhecer para assim passar por uma triagem. Outro protocolo adotado é para àqueles que desejam permanecer no município. Ficam isolados por 14 dias (período da manifestação do vírus no organismo) em uma escola destinada para esta finalidade.

“Caso não apresente sintomas para o novo coronavírus a pessoa que se encontrar em isolamento será liberada e advertida quanto as medidas de segurança que deve tomar para evitar contaminação pela doença pandêmica”, diz parte do decreto.

Ainda como medida de prevenção, Elson Farias determinou que os doentes com sintomas leves sejam assistidos por equipes médicas na Escola Bernardo Abdon da Silva. “Sendo que, em caso de confirmação da doença, este receberá todos os cuidados necessários para o tratamento e cura da doença”, reforça o texto oficial do Decreto.

A Prefeitura suspendeu o ano letivo, bem como toda atividade que aglomere pessoas como cultos, missas, feiras livres, atividades comerciais não essenciais. Além disso ficou registro o tráfego aéreo de passageiros e mercadorias.

“Somente serão mantidos os voos com pessoas em casos emergenciais e voos de transporte de carga de produtos essenciais para a cidade, desde que a empresa se submeta aos procedimentos Conforme Instrução normativa, expedido pela Secretaria Municipal de Saúde”.

Ainda em sua decisão administrativa, Elcio Farias salienta que “está suspenso, por 30 (trinta) dias, a contar da vigência deste ato, os deslocamentos oficiais de agentes políticos e servidores públicos para fora do Estado do Acre”.


Por Notícias da Hora 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem