TARAUACÁ: INDÍGENAS DEVEM PERMANER EM SUAS ALDEIAS, AFIRMA ENFERMEIRO DO PÓLO BASE


Na manhã do dia 19/03/2020 estiveram na Rádio Comunitária NovaEra FM, Enfermeiro Mackenz Oliveira e o Cacique e Assessor Técnico Indígena Antônio Kaxinawá, ambos lotados no Pólo Base Tarauacá.

Na pauta, os mesmos abordaram que nos dias 16 e 17 deste mês estiveram em Cruzeiro do Sul juntamente com a Coordenadora Distrital Igle Monte, para  Elaboração do Plano de Contingência e definição das estratégias em combate à disseminação do Novo Corona Vírus nas comunidades indígenas do município.

Mackenz afirmou que as medidas preventivas a serem realizadas neste momento exigem que todos os indígenas que estão na cidade, bem como os que estão para resolver questões pessoais que retornem às aldeias e permaneçam lá no mínimo, por um período de 40 dias. "Alertamos que todos os indígenas devam permannecer em suas aldeias, exceto em caso de urgência e emergência os mesmo devem se deslocarem até cidade" disse.  

Mackenz disse ainda, que historicamente observou-se ao longo dos anos uma vulnerabilidade biológica em especial as doenças respiratórias e por isso faz-se necessário tal medida. "Pelo fato de haver turistas na cidade temos que nos precaver no entanto a vigilância epidemiológica deve estar atuante assim como a população deve estar tomando todas medidas preventiva", destacou.


O Cacique Antônio Kaxinawá ao ser perguntado sobre como as entradas de estrangeiros ou visitantes nas aldeias, que poderiam contaminas os índios, afirmou: "O conselho de saúde indígena optou por suspender todo e qualquer evento e concordando que os indígenas que estivessem na cidade retornassem para suas devidas aldeias e que qualquer pessoa que entrasse em território indígena sem a previa autorização da funai estaria sujeito a remoção por forças de seguranças", afirmou.

Mackenz Oliveira dos Santos
Enfermeiro coren 341.585
Polo base Tarauacá
celular 068 999619277

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem