Ex-empregado de Chico Batista gravou vídeo em 2016 com várias acusações ao então candidato
A Justiça de Tarauacá condenou o agricultor Francisco Silva Gomes, mais conhecido como Quico, a indenizar o vice-prefeito da cidade, Chico Batista (PSDB), em R$ 2 mil por danos morais. O idoso foi empregado do gestor e gravou em 2016 vídeo com várias acusações contra o ex-patrão.
Nas imagens, publicadas 10 dias antes das Eleições municipais, o agricultor diz, em entrevista, que Batista fez empréstimos bancários em seu nome e não quitou. Além disso, denuncia que o ex-vereador de Tarauacá, para quem trabalhou 17 anos, “nunca pagou” seu salário. O narrador do vídeo, que não está identificado, também acusa o vice-prefeito de ter usado o nome de Quico para fazer licitação para construção de escolas rurais.
“É, meus amigos, vocês que estão pensando em votar no Francisco Batista, será que vocês conhecem ele como eu conheço? Que trabalhei 17 anos com ele? Hoje eu tenho sofrido por causa desse homem, não durmo direito na minha cama, de tanta ingratidão que ele fez comigo, até hoje está fazendo”, diz o agricultor, no vídeo.
Nos autos, o juiz Guilherme Aparecido Fraga entendeu que houve ofensa à dignidade do vice-prefeito. “Constato que ficou devidamente comprovado que o réu expôs o requerente em uma situação vexatória ao gravar o vídeo ofensivo a reputação do requerente, o que gerou uma violação à sua imagem e honra”, escreveu.
Na época, o conteúdo do vídeo foi amplamente divulgado na imprensa e em redes sociais. Quico também foi condenado a gravar retratação e publicá-la em dois veículos de notícia que abordaram as denúncias, sob pena de multa de R$ 100 por dia.
A decisão data do dia 16 de janeiro. Porém, segundo a advogada de Chico Batista, a Justiça ainda não conseguiu intimar o homem e, por isso, o prazo para quitar a indenização ainda não começou.
O material foi gravado na residência de Raimundo Francisco Cerqueira dos Santos, que seria amigo do réu. Em depoimento, ele afirmou que não estava em casa na hora da gravação e desconhece quem convidou o agricultor a fazer as denúncias contra o vice-prefeito.
LEANDRO CHAVES
DO CONTILNET
