Secretário de Educação, Moisés Diniz surpreende no Acre 2050

Foto: Douglas Barros
O ex-deputado e atual secretário de Educação do município de Rio Branco, Moisés Diniz, foi a grata surpresa do Fórum Acre 2050, organizado pelos jovens Rodrigo Pires e Marcelo Zamora.

“Pra cocaína chegar em Londres ou Paris, ela tem que percorrer 13.400 km, incluindo 9.400 km de mar, mas, pra chegar ao Acre ela percorre apenas 100 km. Por isso, antes de discutir qualquer tema, precisamos vencer essa tragédia que tomou conta do Acre”, iniciou Moisés a sua fala.

O ex-deputado disse que os parlamentares federais do Acre precisam atuar como bancada e exigir as três forças armadas na fronteira.

“Todos nós estamos aguardando uma grande reunião da bancada federal, governador e prefeitos, Judiciário e MP, movimento social e igrejas e que envolva o Peru e a Bolívia. E só quem pode liderar isso é quem tem mandato”, cobrou Moisés.

Moisés Diniz também debateu assuntos ligados à Educação, pasta que ele dirige na capital.

“A prefeita Socorro Neri investe 16% da folha de pagamento dos docentes com educação especial, pra cuidar de nossas crianças com deficiência. O problema é que o FUNDEB não cobre essa despesa, já que garante recursos para pagar um professor para 20 a 30 alunos, da creche ao fundamental, mas, temos que colocar um professor mediador para uma ou três crianças. Quem paga essa conta? A sociedade sabe disso?”, questionou o secretário.

Moisés informou ainda que há um planejamento e um esforço para, até o final de 2020, ter todas as salas de aula com ar condicionado.

“Isso vai aumentar ainda mais nosso custo com energia. Hoje já gastamos 2,3 milhões de reais por ano. Por isso, estamos dialogando com a prefeita Socorro Neri sobre a possibilidade de instalar energia solar nas escolas”, informa o secretário.

Moisés diz que é possível instalar energia solar nas escolas gastando apenas o que já se gasta mensalmente e, após sete anos, ter energia gratuita nos estabelecimentos de ensino, durante dezoito anos, já que a validade do sistema fotovoltaico é de vinte e cinco anos.

O ex-deputado disse, ainda, que as escolas municipais estão no cinturão de periferia de Rio Branco, ressaltando a importância da merenda escolar que, em muitos bairros, é a principal e, às vezes, a única alimentação das crianças.

“Nossa merenda tem carne, leite, frango, ovos, uva, pera, banana, maça e melão, sendo uma referência de qualidade e nutrição, porque antes de aprender a ler, escrever e contar, nossas crianças precisam se alimentar com qualidade”, argumentou.

Moisés fez questão também de ressaltar sua independência ideológica com regimes ou com líderes autoritários, seja de direita, seja de esquerda.

“Não conheço nenhum regime autoritário que tenha sobrevivido na história. Os povos guardam melhor os exemplos de tolerância com o contraditório, de capacidade de diálogo e de construção de consensos, do que a truculência política e a arrogância ideológica”, concluiu.

fonte:AC24horas

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem