E o prêmio Framboesa Acreana para os piores do ano goes to...
Senador - A disputa foi embolada. O que significa que para os jurados, nenhum dos três vai bem. Mesmo assim por uma pequena margem de diferença ( dois votos, o que numa pesquisa daria empate técnico), entre Mailza Gomes ( PP) e Márcio Bittar ( MDB), o prêmio ficou com o medebista.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para o senador Márcio Bittar.
Deputado federal -Aqui também a diferença de apenas um voto garantiu o prêmio para Manoel Marcos ( PRB) que quase empatou com Vanda Milani ( Solidariedade) e Alan Rick ( DEM). Jesus Sérgio ( PDT), Flaviano Melo ( MDB) e Perpétua Almeida ( PCdoB), também pontuaram. Apenas Jéssica Sales ( MDB) e Mara Rocha ( PSDB), não foram citadas. O que significa que não tiveram votos negativos.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para o deputado federal Manoel Marcos.
Deputado Estadual - O pior deputado estadual, segundo a votação, foi Wendy Lima ( PSL), embora tenha ganhado por apenas um voto de Gérlen Diniz ( PP) e Roberto Duarte ( MDB). Antônio Pedro ( DEM), Chico Viga ( PHS), Neném Almeida ( Sem partido), José Bestene ( PP), Josa da Farmácia ( PODEMOS), Marcus Cavalcante ( PTB) e Wagner Felipe ( PL), também pontuaram. O que significa que 10 dos 24 parlamentares estaduais não estão bem, segundo a avaliação dos jurados. Os que não foram nominados não tiveram nenhum voto negativo.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para Wendy Lima.
Vereador - A escolha do pior vereador foi a mais difícil. Os votos foram pulverizados entre 8 dos 17 vereadores, o que significa que na avaliação do júri do Prêmio, metade dos vereadores da capital não corresponde à expectativa. Numa disputa acirrada entre Clézio Moreira ( PSDB) e N-Lima ( PSL), o tucano levou a melhor, ou a pior no caso. Laércio da Farmácia ( PRB), Elzinha Mendonça ( PDT), Raimundo Neném ( PHS), Railson Correia ( PODEMOS), Juruna ( PSL) e Emerson Jarude ( Sem partido) também pontuaram. Os que não foram citados não tiveram votos, o que nesse prêmio significa avaliação positiva.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para o vereador Clézio Moreira.
Prefeito - Essa foi fácil. Marilete Vitorino ( PSD), prefeita de Tarauacá ganhou disparado o troféu de pior prefeita do ano. Mazinho Serafim ( Sena Madureira), Socorro Néri ( Rio Branco), Gilson da Funerária ( Senador Guiomard), Ilderlei Cordeiro ( Cruzeiro do Sul) e André Maia ( Senador Guiomard), também pontuaram negativamente.
O Prêmio Framboesa do Acre 2019 vai para a prefeita Marilete Vitorino de Tarauacá.
Personalidade - Mônica Feres, ex-secretária de Saúde, ganhou disparado o prêmio de pior personalidade do ano, embora o empresário Luciano Hang ( Véio da Havan) e o ministro da Educação Abraham Weintraub além dos locais José Adriano ( Presidente da Fieac), Paulo Wadt, ex- secretário de Agricultura, coronel Ulisses, comandante da PM, e o governador Gladson Cameli também tenham pontuado negativamente.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para Mônica Feres.
Político - Esse foi outro quesito em que praticamente não houve disputa. Os jurados apontaram para o presidente Jair Bolsonaro ( Sem Partido), como o pior político de 2019. Bolsonaro ganhou disparado, mas Lula ( PT) e Guilherme Boulos ( PSOL) também pontuaram, assim como Mazinho Serafim ( MDB) e Jarbas Soster ( Cidadania).
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 de pior político do ano vai para Jair Bolsonaro.
Decisão Nacional
Também praticamente sem disputa, a Reforma da Previdência foi apontada como a pior medida do ano, embora os cortes de verbas para a Saúde e Educação, a Reforma Trabalhista, a tentativa de fazer do deputado federal Eduardo Bolsonaro ( filho do presidente), embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o decreto das armas a aprovação do Fundo Eleitoral e a escolha de Abraham Weintraub para chefiar o ministério da Educação, também tenham pontuado negativamente.
O Prêmio Framboesa Acreana 2019 vai para a Reforma da Previdência.
Decisão Estadual - Também em âmbito estadual a Reforma da Previdência foi considerada disparado, a pior decisão do ano, mas as votações da LDO e da LOA, as votações sem ampla discussão, " goela abaixo", e o governo não dar espaço para novas empresas e continuar trabalhando com as que já trabalhavam com os governos anteriores também pontuaram.
O Prêmio Framboesa Acreana vai para a Reforma da Previdência Estadual.
Opiniões - Registrei algumas opiniões dos nossos jurados que compartilho aqui com vocês.
*Marcio Bittar (disparado: o esforço de fortalecer e negar o aquecimento global é de uma falta de inteligência absurda. Uma tentativa piegas de querer ser o "diferentão" sem ter conteúdo convincente.
*Paulo Wadt (pela nulidade que foi a passagem dele pela Secretaria de Produção).
*Pastor Arnaldo Barros-nao sabe se prega o evangelho ou faz campanha para vereador.
Detalhes -
* A bancada feminina da Assembléia Legislativa está em festa. As quatro deputadas saíram do concurso ilesas. Nenhum voto contra elas.
* Senador Guiomard colaborou com o prêmio de pior prefeito colocando dois na disputa- o afastado e retornado André Maia ( PSD) e o interino Gilson da Funerária ( MDB).
* Os nenéns não estão bem na fita. Nem na Assembléia Legislativa nem na Câmara de Vereadores. Os dois pontuaram na lista dos piores ( Neném Almeida e Raimundo Neném). Pode estar na hora de crescer.
Explicação
O Prêmio Framboesa Acreana é uma brincadeira e não reflete a opinião da colunista e sim dos jornalistas que colaboraram voluntariamente. O resultado se refere apenas ao ano de 2019. 2020 poderá ter um resultado bem diferente. Cuide para não aparecer de novo.
Bom dia coletivo a todos os que não tiveram os nomes na coluna de hoje porque escaparam da lista dos piores.
Por Angélica Paiva
Notícias da Hora
se fizesse uma aqui no acre dos melhores politicos e o lula ,junto com os politicos aqui de tarauaca, e ele ganhasse o trofeu de melhor presidente do planeta, não seria uma novidades nenhuma vindo do povo do acre .....
ResponderExcluir