Rio Branco sob uma gestão técnica em equilíbrio politico

Não é de hoje a insistente luta da prefeita Socorro Neri (PSB) em tentar colocar a cidade em ordem e de forma aceitável para a maioria da população.

Existem aqueles que a defendem colocando que para a cidade ser uma capital dos sonhos, precisaria recomeçar do zero ou feito um grande investimento, o que não é viável pela crise na qual o país vem passando. E existem aqueles que criticam sem apresentar uma solução plausível.

Sua primeira dificuldade foi utilizar o recurso que a prefeitura já possuía e o pequeno repasse feito do governo federal ao município para lidar com os buracos nas principais avenidas e corredores dos ônibus da cidade. O que pouca gente sabe ou busca informação, é que parte do recurso que seria utilizado para a Ação Verão em outras localidades de Rio Branco ainda são investidos nos problemas gerados pela grande cheia do Rio Acre no ano de 2015.


Socorro no inicio desse ano fez uma grande peregrinação nos gabinetes da bancada federal em busca de mais recursos para serem investidos na Ação Verão 2019, que visa a melhorias da malha viária urbana e rural, assim como melhoria de iluminação publica e limpeza de espaços públicos.

Para realização da operação, a prefeita anunciou o investimento de R$ 50 milhões, fruto de reduções e cortes feitos na municipalidade para garantir que a cidade possa receber os beneficiamentos.

Iluminação e dificuldades


Já no inicio do segundo semestre desse ano, a prefeita Socorro Neri enviou a Câmara de Rio Branco, o pedido de autorização de empréstimo no valor de R$ 48 milhões para atualização da iluminação pública com lâmpadas de led, o que geraria uma economia para os cofres municipais, com um ano de carência e dez anos para pagar o financiamento e não comprometeria as parcelas do Fundo de Participação Municipal (FPM).

Segundo o relator do projeto e líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck (PT), os parlamentares votaram em prol da população.

“O debate da eficiência energética é urgente, pois a atual iluminação pública de Rio Branco não é eficiente. Esse, provavelmente, é o maior investimento social que aprovamos nesta nossa legislatura. Pois, beneficia a população, gerando qualidade de vida especialmente aos moradores das áreas periféricas. Devemos destacar que a prefeita ela consegue manter esse equilíbrio entre técnica e político”, destacou Forneck.

Em algumas localidades é possível notar a mudança e o retorno da população em voltar a ocupar os espaços públicos como Parque da Maternidade. Porem nem tudo corre como o esperado. Segundo Auxiliadora de Albuquerque, moradora e vizinha do parque, alerta para a falta de segurança e constante roubo de fios elétricos do espaço.


“A prefeita é bem boazinha (sic), mas acho que se ela cobrasse do governo a maior segurança, a gente não tinha tanto roubo de fio no parque da maternidade. Voltei a caminhar porque saímos daquela escuridão e agora podemos sair de casa, mas tem semana que a prefeitura mal troca a fiação e o “dono” vem e leva. Só aquela parte perto da casa dos índios, eu vi trocarem quatro vezes em um mês”, disse a moradora.

Mesmo com essas dificuldades e conflitos de gestão, a prefeitura vem cumprindo com seu dever. Mais recentemente a prefeitura anunciou que passara a cuidar não só das praças publicas, mas também dos parques da cidade, como Parque da Maternidade, Parque do Tucumã, Lago do Amor, Gameleira e Via Chico Mendes, atendendo a pedido dos moradores.

De acordo com o secretário Municipal de Zeladoria da Cidade, Kellyton Oliveira, a decisão da prefeita decorreu da atual situação que esses locais vêm enfrentando, com a falta de limpeza, acúmulo de lixo e entulho, o que tem levado a população a pedir a intervenção do Município para resolver esses problemas.

“Com relação aos parques e outros espaços públicos, a prefeita encaminhou ofício no inicio do mês ao Governo do Estado informando que a Prefeitura iria assumir a responsabilidade de realizar a manutenção desses locais, fazendo a limpeza, manutenção das vias e da iluminação”, explicou o secretário.

Socorro para 2020

Todos tentam arrancar da prefeita Socorro Neri, se a mesma é candidata a disputar à recondução ao cargo. Mas ela é enfática “ só trato a respeito de eleição no ano que vem, por hora tenho que trabalhar e o meu partido apoia minha decisão”, relata em suas redes sócias.



Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem