Há uma célebre frase que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras, no caso desta fotografia, não sei dizer o quanto vale, contudo, ela une os líderes que conduziram os 27 anos de emancipação política do município de Jordão, no interior do Acre.
A foto capturada no dia 07 de setembro 2019, dia que os 210 milhões de brasileiros celebram a independência, o que não é diferente com os habitantes de Jordão.
Na hora do hasteamento das bandeiras, os três políticos que tiveram o privilégio de gerir o executivo local foram os responsáveis pelo ato. Hilário Melo governou o município três vezes, além de ter sido o primeiro gestor. Já Esperidião Júnior foi o segundo prefeito, também na época da emancipação (1992) ele governava Tarauacá, de onde foi desmembrado. Isto é, a autorização para o processo eleitoral que garantiu o direito da Vila Jordão se tornar município passou pela caneta de Esperidião.
Élson Farias, atual gestor do município, já está no executivo há dez anos. Quatro anos como vice-prefeito e seis na qualidade de prefeito. Ele também é sobrinho de Turiano Farias, que geriu a cidade de 1999 a 2004.
Vale ressaltar, que Hilário Melo e Élson Farias sempre caminharam lado a lado na política, tendo Esperidião como opositor na disputa dos pleitos eleitorais. Contudo, ambos mantém uma boa relação de amizade e diplomática durante estes 27 anos. Prova disso é que na grande maioria das festividades na cidade ou evento no parlamento os três comparecem.
Por Leandro Matthaus
Portal Tarauacá