Acompanhada pelo secretário Municipal de Educação, Moisés Diniz, a prefeita Socorro Neri visitou na manhã dessa terça-feira, 2, a Escola Vovó Mocinha, no Conjunto Xavier Maia. A instituição atende cerca de 400 crianças, entre 4 e 5 anos, da pré-escola.
Para o início do ano letivo, a Prefeitura realizou serviços de pintura geral do prédio, troca de esquadrias e portas, adequação da cantina, reforma da área de vivência da escola (piscina e playground), além de reparos na rede hidráulica e elétrica. Um investimento de R$ 70 mil.
“Eu estou acompanhando o funcionamento das escolas, vendo o que está precisando, o que pode ser melhorado ainda este ano, de modo a seguirmos dando condições para que os professores, a equipe pedagógica das escolas, possam desenvolver o melhor trabalho possível. Cuidar das nossas crianças é cuidar de uma boa mensagem que podemos enviar ao futuro e devemos enviar. Uma mensagem de crianças bem formadas, crianças tolerantes, respeitosas, que participam da sociedade de forma altiva, de forma ativa, de forma cooperativa”, disse a prefeita, que conheceu todos os espaços da escola, conversou com professores, funcionários e recebeu muitos abraços dos pequenos estudantes.
Durante a visita, Socorro Neri também pode saber mais sobre uma das propostas pedagógicas da escola que estimula desde cedo o gosto pela leitura.
“Nós desenvolvemos um projeto que é A Leitura Nossa de Cada Dia, as salas de aula tem sacolinhas com livros, as professoras escolhem diariamente duas crianças para levarem essa sacolinha para casa. Eles fazem a leitura com a família e em um caderninho fazem anotações de como foram as histórias pra eles. Eles trazem esse caderninho e as professoras fazem rodas de conversa e a leitura junto com elas [as crianças], para saber como foi esse momento
de leitura em casa. Nós também temos um cronograma no nosso planejamento que eles vem para a Sala de Leitura. Aqui tem contação de histórias, nós incentivamos a leitura”, contou a diretora da escola, professora Saira Moraes.
Cerca de 25 mil crianças, da creche ao 5º ano do Ensino Fundamental, estão sob responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco. São escolas e creches, além de outros 26 espaços que recebem apoio do executivo municipal.
O secretário de Educação, Moisés Diniz, falou do privilégio da capital acreana em poder contar uma gestora pública responsável, sensível e comprometida com a Educação. “Socorro Neri, como professora, entende as angústias e os sonhos dos educadores, numa categoria aonde a esmagadora maioria é mulher. Por isso, todo o esforço dela é oferecer dignidade para as crianças e para quem as educa”.
Moisés Diniz informou que a prefeita Socorro Neri visitará todas as escolas e creches do município: “a presença da prefeita nas escolas cria um sentimento de que ela está fazendo todo o esforço possível para conhecer os problemas e lutar por uma solução. As pessoas percebem que ela é honesta, tem boa vontade e se organiza para enfrentar os problemas”, concluiu.
(assessoria)