TARAUACÁ: EM RIO BRANCO JANAINA FURTADO VISITA SECRETARIA ESTADUAL DE DE SAÚDE: "TARAUACÁ SOFRE COM EPIDEMIA DE DENGUE, CHYCUNGUNHA E ZICA"


Vereadora Janaina Furtado cumpre agenda em Rio Branco em busca de ajuda para combater a epidemia de dengue, chikungunya e zica que assola o município e Tarauacá.


Nesta quinta feira, 21, a parlamentar fez uma visita à Secretaria Estadual de Saúde onde conversou com profissionais do setores de Vigilância Epidemiológica (Nerthan), Vigilância em Saúde (Glória) e Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Sônia Queiroz).


Por parte do governo Estadual a vereadora foi informada que uma equipe da secretaria de saúde esteve em Tarauacá, elaborou e entregou para a prefeitura um Plano de Educação em Saúde para ser executado no município com objetivo de combater o mosquito causador desas doenças. Outra informação é que os kits para os exames de sorologia já foram adquiridos e enviados a Cruzeiro do Sul onde fica o laboratório responsável pelos exames. "Pelo que ouvi o estado está fazendo sua parte e o município ainda com dificuldades de cumprir algumas responsabilidades", disse a vereadora.


Apenas 10 por cento do diagnóstico dessas doenças são realizados através da sorologia e os outro 90 por cento são clínico epidemiológico. "Segundo a secretaria estadual nenhum município ficou prejudicado por falta de material de coleta e realização de exames", esclareceu Janaina. 

Por fim, Janaina disse que ao retornar para Tarauacá, vai procurar novamente a Secretaria municipal de Saúde para saber como está a execução do plano elaborado pela equipe da secretaria estadual. "Feijó se mobilizou, se organizou e colocou em prático seu plano de educação em saúde, diminuindo consideravelmente o numero de casos das doenças nos município" concluiu. 

assessoria parlamentar

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem