TARAUACÁ: EM 2018, ESCOLA DJALMA BATISTA TEVE APROVAÇÃO DE 99,5% - DIRETOR IVONALDO FAZ BALANÇO FINAL DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO INTEGRAL NO MUNICÍPIO



Em 2018, a escola Djalma Batista foi contemplada com o novo modelo de ensino do Acre que é a escola de tempo integral, sendo a primeira instituição da região do Vale do Tarauacá/Envira a receber o novo sistema. A educação integral representa uma ruptura do modelo tradicional de ensino. Ao mesmo tempo que provoca uma revolução no processo de ensino-aprendizagem, porque instiga e valoriza o desenvolvimento das competências e habilidades dos jovens do século 21.

As aulas apresentam a nova metodologia para os tarauacaenses com nova nova dinâmica de ensino, que não trata apenas de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas de repensar as práticas pedagógicas com o intuito de redimensionar o tempo e os espaços escolares. É uma escola voltada para os jovens e construída com os jovens, onde o protagonismo juvenil se destaca como centro do processo pedagógico. O aluno passa mais tempo na escola, mas ele também passa a escolher o que ele quer fazer. Além do currículo comum, o aluno poderá escolher os assuntos e projetos que deseja e que são pertinentes ao processo teoria e prática.

O Diretor Professor Ivonaldo faz um balanço positivo desse primeiro ano de experiência com educação em tempo integral.
  
Para Ivonaldo, quando família e escola educam com os mesmos critérios, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem, e quem ganha é a criança. E nesse intuito nasce a escola em tempo integral, que vem somar com as habilidades já trazidas por nossos alunos.

Nela, há uma diferença enorme. A sala de aula é um ambiente de comunicação no qual pessoas com diferentes interesses e afinidades se encontram para aprender umas com as outras, somando em seu projeto de vida, usando as praticas laboratoriais, avaliação semanal, estudo orientado, pós médio e as eletivas que instruem o jovem a ir além. 

O professor não é mais o carrasco visto por todos os alunos. Ele passa a ser o tutor, aconselhador, ver o aluno como cidadão, pessoa, olho no olho, sorri e chorar com os jovens. Forma a roda familiar e com eles anuncia um mundo sobre sua visão de futuro.


Essa é a Escola Djalma da Cunha Batista, inserida entre as 11 escolas em tempo integral no estado do Acre e que hoje vem dar transparências em seus resultados.

Somos uma escola que em sua nova estrutura para o Ensino Integral, contamos com 26 professores, 23 servidores administrativos, 522 estudantes divididos em 14 turmas. Uma equipe gestora, que procura cada vez mais oferecer ensino de qualidade aos jovens estudantes.

Trazemos estampada visão de uma escola de qualidade e referência em Educação Integral no estado do Acre. Até 2024, vamos contribuir para uma formação acadêmica e humana efetivamente concreta, bem como, estimular os jovens estudantes a desenvolver competências e habilidades para o século XXI. 

Temos como Missão, constituir uma Instituição de Ensino de referência na oferta de educação em tempo integral no Ensino Médio, garantindo qualidade acadêmica, competências para o século XXI e formação em valores em consonância com as necessidades e interesses dos jovens, oferecendo condições para que construam seus Projetos de Vida, de forma competente, solidária e autônoma.
Neste ano de 2018 nossa aprovação de 99,5% do total dos alunos. Somente 0,5% dos alunos foram reprovados. 

A escola que "zerou" o numero de abandonos, devido o projeto “Caminhos da Escola”, e que aumentou de 22% em 2017 para 64% o numero de alunos acima do básico em 2018.
Lembramos que todos os esforços foram validos e as parcerias com a Polícia Militar, Corpos de Bombeiros e Conselho Tutelar, além do cuidado e preocupação que a família tem com os seus filhos e o zelo que esta instituição tem para com seus alunos, professores, funcionários e família. E nossos mantenedores como a SEE e o Governo, que muito contribuíram no suporte da qualidade do ensino e do ICE que nos ajudou muito em nome de nossa coordenação em Tarauacá e Rio Branco.

Gratos e juntos vamos construir uma escola bem melhor. De mãos dadas com nosso Governo e Secretaria de Estado de Educação e Esportes, Núcleo de Educação, Ministério Publico, Policia Militar, Conselho Tutelar e as famílias.

Professor José Ivonaldo Benigno
Diretor

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Qualidade no ensino/aprendizagem faz toda diferença. Esse é o caminho para o d3senvolvimento social. Alegro-Me ao ler essa notícia. Parabéns aos professores!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem