TARAUACÁ: ELEITORES TÊM ATÉ 9 DE MAIO DE 2018 PARA INSCRIÇÃO, TRANSFERÊNCIA E REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL

Antônio Teixeira Júnior, chefe do Cartório Eleitoral da 5ª Zona, que abrange os municípios de Tarauacá e Jordão, alerta aos jovens que vão completar 16 anos até o dia 6 de outubro, que procurem o cartório eleitoral para solicitarem a expedição de seu título de eleitor. O prazo termina no dia 9 de maio, que é a data final de fechamento do cadastro eleitoral para as eleições deste ano.
Segundo Antônio o atendimento prioritário neste momento é para os jovens que procuram o alistamento eleitoral. O voto é obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Também as pessoas que deixaram de votar nas três últimas eleições, devem procurar o serviço para regularizar sua situação frente a justiça eleitoral. “Em Tarauacá, haverá poucas mudanças nos locais de votação. Um seção eleitoral que funcionava na Aldeia Praia do Carapanã será transferida para a Aldeia Água Viva”, disse ele.
Em relação ao cadastramento biométrico, o chefe do cartório disse que não há data pré-estabelecida para encerramento e que as pessoas poderão votar normalmente com o título eleitoral ou um documento com foto. “O cadastro biométrico continuam por todo o ano de 2018 e 2019 e, portanto, não há necessidade de pressa ao aglomeração das pessoas a procura do serviço. quem não conseguir se cadastrar poderá votar normalmente nas eleições deste ano usando o título eleitoral ou um documento com foto”, concluiu.
Uma boa novidade lançada pela justiça eleitoral, é o Aplicativo e-Título, que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o país.
Como funcionará
Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play  e na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.
A versão digital do título trará novidades em relação à via tradicional impressa. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto. 
Também em 9 de maio se esgota o prazo para o eleitor informar à Justiça Eleitoral qualquer alteração de dados para a atualização de seu cadastro ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. 
Esta é ainda a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. 
Finalmente, este é o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados, que não possuírem inscrição eleitoral regular, sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar no pleito deste ano. 
O eleitor que estiver com a sua inscrição eleitoral eventualmente cancelada, deve regularizar a situação até o dia 9 de maio. Para isso, deve procurar o cartório eleitoral, verificar e solucionar as pendências que levaram ao cancelamento de sua inscrição. 
Como tirar o título 
Para obter o título de eleitor, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral de sua região, com os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.
Em ano eleitoral, a solicitação do título deve ocorrer até 151 dias antes do pleito. Em ano não eleitoral, o documento pode ser requerido em qualquer dia. O cidadão deve solicitar o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral, não sendo admitida, no caso, procuração.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dispõem de um sistema de pré-atendimento. Nele, o eleitor agenda pela internet o horário mais conveniente para comparecer ao cartório eleitoral e solicitar o título. 
Em caso de perda ou extravio, o eleitor pode requerer a segunda via do documento também gratuitamente. Para tirar a segunda via, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral do município, portando documento de identidade.
Portal Tarauacá/com informações do TSE

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem