TARAUACÁ: MARILETE E O GRANDE ABACAXI


No ano 2011, Marilete Vitorino, até então vice prefeita, assumiu o mandato e o comando da prefeitura, após o afastamento do titular Vando Torquato. Vivíamos momentos de turbulência política e as expectativas do povo se voltavam para a primeira mulher a assumir o posto maior e mais disputado do município.

Marilete compôs o governo com pessoas que já estavam nos cargos, fez algumas trocas e começou a trabalhar. Realizou obras, pagou salários em dias e teve uma trégua da chamada oposição. O problema é que no ano seguinte (2012) teríamos nova eleição para prefeito. Então, tudo que Marilete deveria fazer era pensando na eleição. É assim sempre. Mas aí é outra história.

Quero falar do Festival do Abacaxi.

E num é que a prefeita resgatou a festa que promove o maior símbolo da nossa cultura? O festival do abacaxi foi realizado com sucesso e população aprovou. Tivemos Shows na praça da igreja, desfiles das garotas abacaxi, praça de alimentação e exposição do nosso maior símbolo. 

Em 2012, acontece eleição, Marilete perde por 300 votos, para Rodrigo Damasceno do PT. Uma das eleições mais disputadas da história de Tarauacá. Assim como a primeira mulher a governar o município, Marilelte também ficou na história por não ter se reelegido, com a máquina administrativa municipal na mão.

Rodrigo governou seus 4 anos, pois fim ao festival do abacaxi e resgatou outra festa história que foi a Exposição Agropecuária. A polêmica Expotarauacá, que recebeu grande apoio do Governo do Estado e de outros parceiros, foi realizada dentro do estádio Naborzão, inclusive a festa do peão (rodeio). Aí é outra longa e polêmica história que prefiro não detalhar. Quanto aos abacaxis grandes ficavam lá numa tenda quase que esquecida bem nos fundos da área destinada a exposição. 

Voltando ao festival do abacaxi.

Em 2016 na nova eleição para prefeito, quem está na disputa? Outra vez Marilete Vitorino e Rodrigo Damasceno. Agora uma realidade oposta a de 2012. Rodrigo tinha nas mãos a máquina administrativa municipal, estadual e federal . Era PT no comando aqui, no estado e em Brasília. Ao contabilizar os votos, Marilete apareceu na frente de Rodrigo com mais de mil votos.

Agora novamente do comando da prefeitura, Marilete resgata o festiva e reedita V edição do festival. Considero uma atitude correta da prefeita em valorizar esse símbolo maior de nossa cidade. 

Hoje a festa começa com shows musicais de artistas nacionais e locais, atividades esportivas, exposição, praça de alimentação, bares e a escolha da garota abacaxi reafirmando o título de “Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”.

Por Raimundo Accioly

Professor e Comunicador

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem