Campanha contra febre aftosa entra na reta final

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra-se no próximo dia 30 (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Agência/Acre - Os criadores de gado no Acre que ainda não imunizaram seu rebanho têm poucos dias para realizar a vacinação contra a febre aftosa. A segunda fase da campanha começou no último dia 1º de novembro e segue até o dia 30, quarta.

Nesta etapa, os pecuaristas são obrigados a vacinar todo o gado, independentemente da idade dos animais. Em todo o estado, são mais de 20 mil propriedades rurais. O rebanho é estimado em 2,8 milhões de animais.

O investimento do governo do Acre em políticas públicas de defesa animal e a parceria com os criadores de gado, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), resultam em melhorias nos índices de cobertura vacinal ao longo dos últimos anos.

Na primeira etapa de vacinação contra a aftosa, em maio deste ano, o estado alcançou um número recorde, quando 99,12% de todo o rebanho foi imunizado.

Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), fala da expectativa para os resultados da campanha do mês de novembro. “O sucesso no combate à aftosa é resultado da parceria e do compromisso que o governo tem com essa cadeia produtiva tão importante para a economia acreana”, explica.

Após o encerramento da campanha de vacinação, os pecuaristas são obrigados, no período de 15 dias, a declarar a vacina.

O Acre é reconhecido, há mais de 11 anos, pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem