Coluna Política na Toca do Coêlho, 29-07-2016

Confirmada
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, passou a ser oficialmente a primeira mulher, candidata à presidência dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata.

Relatório financeiro de campanha
O Tribunal Regional do Estado do Acre lembra a obrigatoriedade, por parte dos partidos e candidatos, de enviar à justiça eleitoral, no prazo de 72h, via internet, o relatório financeiro de campanha, após cada doação de campanha, em conformidade a legislação vigente.

Eleições 2016

Eleitores do Acre
O Estado do Acre tem 532.452 eleitores, aptos a participarem das eleições de 2016. Sendo, 49% do sexo masculino e 51% do sexo feminino.

Rio Branco
Rio Branco tem aptos, 241.196 eleitores, a votarem nas eleições de 2016, que decidirão as 17 vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.

Período das convenções partidárias
Conforme prevê a legislação partidária, as convenções acontecerão no prazo de 20 de julho a 05 de agosto, confirmando as candidaturas apresentadas.

Convenções Já realizadas
· Rio Branco: A Frente Popular de Rio Branco realizou sua convenção partidária unificada, dia 22 de julho, no ginásio coberto, na Sobral, com 15 partidos, apoiando a candidatura do atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre- PT e Socorro Neri- PSB.

· Cruzeiro do Sul: Na oposição, a candidatura do ex-deputado Iderlei Cordeiro- PMDB e Zequinha- PP, com o apoio de 16 partidos, realizou sua convenção partidária, dia 23/07, lotando a quadra de esportes da sede da AABB de Cruzeiro do Sul. Foi considerado um dos maiores atos políticos, dos últimos tempos.

· Brasiléia: A Frente Popular de Brasiléia consagrou a candidatura da vereadora Fernanda Hassem- PT e Carlinhos do Pelado- PSB, através de sua convenção, realizada dia 23/07, com o apoio de seis partidos: PT, PSB, PC do B, PDT, PSDC e PROS.

· Tarauacá: A oposição realizou a sua convenção partidária, com uma ampla participação da população, lotando o Clube Swing, dia 26 de julho, onde aclamaram a chapa formada pela advogada e professora Marilete Vitorino- PSD e o ex-vereador Chico Batista- PP, e com o apoio de 8 partidos: PSD, PP, PDT, PSDB, REDE SUSTENTABILIDADE, PHS, PRP e DEM.

As coligações em Rio Branco

Oposição:

· PMDB+PSD=DEM. Beneficia os candidatos Roberto Duarte- PMDB, Lene Petecão- PSD e N. Lima- DEM;

· PP+PTB+PPS+PMN. Beneficia os candidatos Fabiano Oliveira- PP e Júnior Santiago- PP.

Frente Popular:

· PT+PSB. Beneficia os candidatos, Jacson Ramos-PT, Antonio Lira-PT, Rose Costa-PT, Rodrigo Forneck-PT e Artêmio Costa-PSB.

· PDT+PRB. Beneficia as candidaturas do vereador Manuel Marcos- PRB, Elzinha Mendonça- PDT, Thiago Almeida-PDT e Sandra Asfury-PDT.

· PHS+PTN. Beneficia os candidatos, Raimundo Nénen- PHS e Jailson-PTN.

Desistência de candidatura
O pré-candidato e ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom, oficializou sua desistência em disputar à prefeitura de Rio Branco e confirmou que apoiará a candidata do PMDB, deputada Eliane Sinhasique.

Posse prestigiada
Com uma festa bem organizada e extremamente prestigiada pelos integrantes do Diretório Nacional do PRB, bem como, por deputados federais do partido na Câmara dos Deputados, dirigentes estaduais, municipais e vereadores, o deputado Alan Rick, foi empossado pelo senador Eduardo Lopes, presidente nacional do partido, no cargo de presidente do Diretório Estadual no Acre.

PSD rompe com PSDB em Cruzeiro do Sul
Por pressão, do deputado Jairo Carvalho- PSD, o partido retirou o apoio ao candidato Henrique Afonso, pois o PSDB, não retirou à candidatura da professora Branca Menezes em apoio a André Maia- PSD, em Senador Guiomard.

Candidatura de Raimundo Vaz
Os partidos PR, PSDB, PSC, SOLIDARIEDADE, PEN, PTC decidiram lançar as candidaturas do vereador Raimundo Vaz- PR, como candidato a prefeito e Francineudo Costa- PSDB, na condição de vice-prefeito.

Perda dos vices
· Em Rio Branco, o PC do B, perdeu a vaga de vice-prefeito, para o PSB, na reeleição do prefeito Marcus Alexandre;

· Em Feijó, o prefeito Merla Albuquerque- PT, perdeu o seu vice Claudio Braga- PSB, para o candidato Kief Cavalcante- PP;

· Em Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso- PSDB perdeu o vice e o apoio, que seria indicado pelo PSD.

Tarauacá
Numa composição política, formatada na busca da terceira via, o ex-prefeito Vando Torquato- PR, articulou e convenceu o vereador Mirabor Leite- PMDB, desistir de sua pré-candidatura a prefeito de Tarauacá e apoiar a sua irmã Teka Torquato- PR, na condição de vice-prefeito.

Sem entender
Os aliados do vereador Mirabor Leite-PMDB, ligaram para dizer, que não entenderam essa composição política, já que o vereador não fez composição com o outro e mais forte grupo de oposição da cidade, por sistematicamente enfatizar, que não abriria mão de sua candidatura à Prefeitura de Tarauacá, e foi ser vice, na chapa da professora Teka Torquato- PR.

As perdas de Rodrigo Damasceno
O prefeito Rodrigo Damasceno, começa a contabilizar significativas perdas de importantes forças políticas do município, que pode comprometer à sua reeleição:

· Não contará com uma coordenação profissional e sincronizada, que teve na eleição de 2012;
· Não contará com o apoio do ex-prefeito Vando Torquato, que jogou seu capital político, em prol do governo de um novo tempo;
· Não contará com o apoio dos valorosos integrantes do Partido Rede Sustentabilidade, que foram decisivos, principalmente no setor da educação, em sua eleição de 2012;
· Não terá o apoio, de grande parte da juventude, que buscava uma oportunidade de emprego, através da anunciada fábrica de compensado, que seria instalada, no complexo industrial, conforme anunciado, desde 2012;
· Terá contra sua reeleição, a insatisfação de mais de cinco mil inscritos, no concurso que foi cancelado, o que causou um prejuízo imensurável aos inscritos no certame.

O contraponto
Aliados da administração destacam que ainda existe uma possibilidade de se reverter o quadro político, em função dos seguintes aspectos:

· A administração estar adimplente;
· Pela realização do concurso público da educação;
· Pelo apoio dos 108 estagiários colocados recentemente;
· Pela regularização da invasão, no bairro Ipepacunha;
· Pela construção da escola modelo Idelzuith Barroso;
· Pela construção da Biblioteca Pública;
· Pela construção da Rodoviária, em parceria com o governo do Estado;
· Pela construção da quadra de grama sintética.

Destituições
Em um grande e inesperado desentendimento, entre a presidente do Partido da República- PR, ex-deputada Antonia Lúcia, e o secretário geral do partido, Paulo Ximenes e o presidente do Diretório Municipal de Rio Branco, Dr. Carlos Beiruth, a mesma, resolver destituir seus ex-aliados dos seus cargos no Partido da República.

Município do Jordão
A Frente Popular do Jordão, já com sua chapa definida, com Elson Farias- PC do B, para prefeito e Ademir Figueiredo- PT, para vice-prefeito, aguarda a decisão da oposição, sobre quem vai enfrentar nas eleições de 2016.

O candidato da oposição
Conforme anunciado anteriormente, a escolha do candidato da oposição será feita, através de uma pesquisa, que está acontecendo atualmente no município, entre os pré-candidatos, Turiano Filho- PSDB e Esperidião Menezes- PMDB.

Festival de praia de Tarauacá
Muito elogiada, a organização das atividades culturais e desportistas, coordenadas pelo secretário João Maciel, no decorrer do festival de praia de Tarauacá. A coluna se associa ao reconhecimento pelo sucesso alcançado.

17º Festival do Açaí
A prefeitura do município de Feijó, já se mobiliza e toma as providências necessárias, para a realização do tradicional festival do açaí, que acontecerá, entre os dias 12 a 14 de agosto, que já faz parte do calendário cultural do nosso Estado.

Convenção da Rede Sustentabilidade de Tarauacá
A direção do Diretório Municipal do partido da Rede Sustentabilidade de Tarauacá, convida os seus dirigentes, pré-candidatos, filiados, simpatizantes e a população em geral, para participarem da Convenção Municipal, que acontecerá, hoje dia 29 de julho (sexta-feira), às 19h, na sede da Câmara Municipal de Tarauacá, para deliberarem sobre a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, para as eleições de 2016.

Justificativa
Por conta de atividades profissionais, não foi possível a publicação desta coluna na semana passada.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Voce eata sendo injusto Coelho,,, quando diz que eu dizia "sistematicamente que nao abriria minha candidatura de prefeito pra ninguem"; voce sabe mais que eu o quanto tentei uma composiçao com Marilete sendo seu vice,,,, preferiram um membro da FPA,,,,,, e fomos escanteado,,, sem ao menos ter sido chamado para uma mese de conversas., Seja justo!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem