Há mais de um mês, Maria Francisca de Souza, de 18 anos, luta para saber o que está causando a paralisia em suas pernas. A princípio, a jovem foi informada pelos médicos que algum problema neurológico pode estar causando a paralisia, mas ainda não há um diagnóstico fechado sobre o caso.
Natural de Tarauacá, Maria foi transferida para Rio Branco e permanece internada no Hospital das Clínicas.
A gerência do Hospital das Clínicas informou que a menina apresentou uma melhora e que o diagnóstico deve ser concluído até a próxima segunda-feira (6). Maria disse ainda já consegue dar alguns passos com ajuda das pessoas.
“Eu já consigo dar uns passos e estou sendo acompanhada por um fisioterapeuta. Foram realizados três raios-X e uma ressonância e estou esperando o resultado”, disse a jovem.
A mãe da garota, a dona de casa Fátima de Souza, de 52 anos, está confiante na recuperação da filha e se emociona ao falar sobre as condições em que viu a menina.
“Me doia muito ver ela toda travada na cama, não podia dar um passo que caía e eu sem poder ajudar, só vendo ela sofrer. Só mãe sabe o quanto dói ver um filho doente e não poder ajudar”, disse.
A enfermeira supervisora do Hospital da Clínicas, Evellyn Maciel, informa que o quadro da paciente, apesar de lento, apresenta uma melhora. “Ela consegue dar alguns passos e não sente mais tantas dores. Acredita-se que a melhora deve ter sido por causa da fisioterapia", explica.
Evellyn ainda disse que a jovem passou por vários exames e que o diagnóstico deve sair na próxima semana. “Ela realizou três tomografias, de pelves, coluna e quadril. Uma ressonância e vai realizar uma eletromiografia para poder fechar o diagnóstico e entregar ao neuro”, finaliza.