Aldeias de Mâncio Lima e Tarauacá são as primeiras a receberem certificações do IFAC este ano




Instituto Federal inicia certificações do Pronatec 2016 - Aldeias e Reservas Extrativistas sãos as primeiras a receberem solenidades

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inicia nesta quarta-feira, dia 25, intenso calendário de certificações de cursos profissionalizantes de formação inicial e continuada (FIC) atendendo aos 22 municípios do Estado. Aproximadamente 2 mil pessoas estão concluindo cursos neste semestre cursos que foram ministrados pelo Instituto através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Os primeiros certificandos de 2016 serão os indígenas das aldeias Puyanawa, em Mâncio Lima – regional do Vale do Juruá, e Pinuya - regional de Tarauacá-Envira. As duas comunidades receberam o curso de Artesão de Artigos Indígenas, visando resgatar tradições e impulsionar a geração de renda. Na aldeia Puyanawa a cerimônia será nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas. E na Pinuya na quinta, dia 26, também às 14 horas.

As duas turmas do Pronatec nas aldeias foram articuladas numa parceria do Instituto Federal com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, a Organização do Professores Indígenas do Acre – OPIAC, Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre – AMAAIAC e o Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena – NEABI do IFAC dos campi de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Extrativistas

No sábado, 28, pela manhã, serão certificados 40 profissionais em Identificador Florestal e Cubador de Madeira das comunidades da Reserva Extrativista Riozinho do Liberdade, no município de Tarauacá. A solenidade acontecerá no antigo casarão.

Os cursos do Pronatec-Extrativista realizados pelo IFAC na região foram demandados pelo Ministério do Meio Ambiente/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação – SEE e da Prefeitura Municipal de Tarauacá.

Nas próximas semanas, outras certificações serão realizadas nas regionais e também no Vale do Purus, Alto e Baixo Acre.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
(68) 2106-6866

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem