“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Art. 5º da CF.
Relação política PT X PMDB
Precisa reconhecer, que o PT nos governos do ex-presidente Lula e Dilma Roussef, se utilizou da força política do PMDB, no Congresso nacional, na condição da maior bancada, para aprovar os programas implementados. O PMDB se beneficiou dos espaços nos ministérios e generosos cargos comissionados, espalhados por todo o Brasil. Em resumo: um usou o outro.
As forças políticas do PT e PMDB
Presidente da República: Dilma Roussef- PT
Vice-presidente: Michel Temer- PMDB
Ministérios
PT- 9
PMDB- 7
Senadores
PMDB- 18
PT- 13
Deputados Federais
PMDB- 69
PT- 65
Governadores
PMDB- 7
PT- 5
Prefeitos no Brasil
PMDB- 1024
PT- 618
Relação pessoal entre Dilma e Temer
O Ministro Chefe da Casa Civil anunciou que a partir de agora, a relação entre a presidente Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, será uma relação educada, mas politicamente interditada.
Ministro de fato e não de direito
O ex-presidente Lula, percebendo a desaprovação, de mais de 80% da população da presidente Dilma, e com a base política totalmente desarticulada, age em um hotel em Brasília, conversando com parlamentares, no sentido de recompor a base política e articula centrais sindicais, para realizar manifestação em apoio à presidente Dilma, nas principais cidades brasileiras.
A repactuação
Com a saída do PMDB da base de apoio, o governo passou a usar os ministérios, cargos comissionados e a liberação da emendas parlamentares, como atrativos, para os partidos e parlamentares com expressão política no Senado e Câmara dos Deputados, para recompor sua base política, com o objetivo de barrar o processo de impeachment da presidente Dilma.
Voltando atrás
Os partidos PP, PRB, PSD e PR, que já tinham marcado data para desembarcar do governo, já sinalizam em adiar suas decisões e já intencionam em uma recomposição, na qual seriam beneficiados, com dois ministérios cada e cargos comissionados, nos Estados.
Impacto negativo da economia
A alta da inflação e recessão da economia tem causado aumento em alta escala do desemprego, em vários setores da economia brasileira. O conselho da Petrobrás anunciou um corte de 2.279 gerentes, como contenção de despesas.
7 de abril
Será o dia em que o Conselho de Ética do Senado Federal, marcou para ouvir o senador Delcídio do Amaral - ex PT e atualmente sem partido, no processo de cassação de seu mandato de senador.
Tribunal de Contas do Estado
Segundo informações, em face de denúncias na Corte de Contas, técnicos do TCE, farão uma reavaliação minuciosa das prestações de contas das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasiléia e Rio Branco, quanto aos processos licitatórios, referente às contas de 2013, 2014 e 2015, principalmente, em relação a preços de licitações direcionadas e contratos para beneficiar apadrinhados.
Condenação
O TCE condenou o ex-prefeito do município de Feijó, Dindim, a devolver a importância de R$ 700 mil, acrescido de multa, por irregularidades administrativas.
Sonho dos Acreanos
O sonho de muitos estudantes acreanos, principalmente do interior do Estado, que estudavam nas cidades bolivianas de Sucre, Cochabamba e Santa Cruz, cursando medicina, tem diariamente sido interrompido, em função do desequilíbrio da economia, entre o real e dólar. Muitos acreanos têm desistido, por falta de condições financeiras de se manter nas respectivas cidades.
Eleições 2016, em Rio Branco
Dentre as pré-candidaturas, apresentadas, na corrida pela prefeitura de Rio Branco, destacam-se as seguintes, até então:
1- Marcus Alexandre- PT
2- Sebastião Bocalom- DEM
3- Eliane Sinhasique- PMDB
4- Eber Machado- PSDC
5- Raimundo Vaz- PR
6- Valdir França- PSOL
7- Vanda Milani- PP
8- Gabriel Santos- REDE
9- Francineudo Costa- PSDB
O vice mais disputado
Vários nomes já foram ventilados, para compor a chapa do prefeito Marcus Alexandre- PT, dentre os quais: Márcia Regina, Henri Nogueira, Márcio Batista, Gemil Júnior, Daniel Zen e Edvaldo Magalhães.
A novidade
O nome da competente professora, Doutora em Educação, a tarauacaense Socorro Neri, ex-pró reitora da Universidade Federal do Acre, atualmente sem partido, com uma vasta folha de serviços prestados ao Acre, seja como coordenadora do Logos 2, Diretora do Departamento de Ensino Supletivo, Gerente da LBA, no Acre, Secretária de Ação Social e Titular do Departamento de Educação da UFAC, surge como um novo nome, cotada para compor a chapa, como vice-prefeita, de Marcus Alexandre-PT. Socorro Neri, deverá se filiar ao PSB.
Mobilizações políticas em Tarauacá
· Muito elogiada a decisão do vereador Ezi Aragão- PT, presidente da Câmara Municipal, em ter realizado o concurso público, após 53 anos dos trabalhos na Casa. 11 servidores já foram empossados.
· Mesmo Tarauacá ser considerada a capital das bicicletas, a prefeitura ainda não providenciou espaços de ciclovias nas ruas da cidade. Acidentes acontecem diariamente.
· É inadmissível, que qualquer pessoa de Tarauacá, que precise tirar sua carteira do Ministério do Trabalho, tenha que se deslocar até Cruzeiro do Sul ou Feijó, para adquirir o documento.
· A direção da escola de ensino médio, precisa tomar providências, em relação a expedir os diplomas dos alunos que concluíram o curso de ensino médio no município. Recebemos reclamações que, desde 2011, os diplomas não são entregues. Os alunos só recebem declarações.
Mobilizações Políticas no Jordão
Nem passou a eleição de 2016, mas já se articulam as candidaturas, para deputado estadual, para as eleições de 2018, no colégio eleitoral do município do Jordão. Já se falam nas seguintes candidaturas:
· Dep. Jenilson Leite- PC do B
· Dep. Jesus Sérgio- PDT
· Dr. Armando Melo- PT
· Dr. Rodrigo Damasceno- PT
· Moisés Diniz- PC do B
· Jogador Araújo.
Email: politicanatocadocoelho@gmail.com