![]() |
Reunião no gabinete do prefeito (foto: Assecom) |
O governo federal escolheu o último sábado, 13/02, como o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que foi realizado simultaneamente em 350 cidades do país, com participação de 220 mil militares das Forças Armadas.
No Acre, a campanha foi lançada na Praça da Juventude da Cidade Nova, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanhado do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, numa demonstração de união e esforços contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O Acre tem apresentado dados expressivos no combate ao mosquito. Só nos casos de dengue a redução nas notificações é de 70%, caindo de 3.374 casos no ano passado para 1.321 no mesmo período de 3 a 30 de janeiro. O Estado ainda não tem registro de casos de febre chikungunyae do vírus Zika confirmados, mas as notificações da chikungunya chegam a 80 casos e do zika a 100 desde dezembro do ano passado.
A Prefeitura de Tarauacá vai comandar um mutirão de limpeza e mais uma série de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da DENGUE, CHIKUGUNYA E ZICA VÍRUS. O Brasil inteiro está se mobilizando contra o mosquito que ameaça a saúde da população mundial.
A informação foi passada na tarde de desta segunda feira, pelo prefeito em exercício, Chagas Batista, numa reunião com a participação de todos os Secretários Municipais, assessores e também os presidentes de Associações de Moradores do município.
A Campanha será lançada no dia 7 de março com a presença do Exército Brasileiro, deverá envolver os poderes públicos, a sociedade civil organizada e a população e consistirá em ações de limpeza dos bairros, distribuição de material informativo, visita a todas as residências e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
Em Tarauacá já existem os mosquitos e os mesmos ainda não foram infectados. Portanto, ainda não houve registro infecção das doenças pelo Aedes Egypt.