Municípios do Acre na lista negra do SIOPS

Nada menos que sessenta e três por centro dos municípios do Acre não enviaram dados de nenhum bimestre do exercício 2015 ao Siops – Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Saúde. Do total de 747 municípios que não realizaram o envio de informações de nenhum dos bimestres do exercício de 2015, dezesseis são do Acre e caso não se regularizem até hoje, dia 30, estarão passivos de suspensão de repasses de transferências voluntárias da União até que seja feita a regularização.

A responsabilidade dos dados declarados no Siops é do gestor do fundo municipal e conforme a Lei Complementar 141/2012 a prestação de contas de saúde deve ocorrer até 30 dias após o fim de cada bimestre.
Suspenção do FPM

Os Municípios que não transmitirem os dados até 30 de janeiro, já serão notificados, e terão o prazo máximo até 2 de março para regularização, caso não seja realizada a partir de 10 de março já terão a suspensão das Transferências Constitucionais, entre eles a do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A CNM alerta a todos os Municípios que não transmitiram nenhum dado do exercício 2015 que é de competência do gestor analisar os motivos da não alimentação do sistema. Além disto é importante verificar a disponibilidade de acesso, o conhecimento dos prazos, as implicações legais e identificar ainda se, a falta de informações dos bimestres anteriores não refletirão na transmissão do último bimestre.

As datas e prazos de entrega:

30 de janeiro: Prazo legal para entrega do 6.º bimestre de 2015;
31 de janeiro: Notificação automática aos entes que não declararam o 6.º bimestre;
02 de março: Prazo para entrega do 6.º bimestre sem aplicação de penalidade;
3 a 9 de março: Envio das informações do SIOPS ao Banco do Brasil;
10 de março: Suspensão de Transferências Constitucionais e voluntárias para entes que não declararam o 6.º bimestre de 2015.

Municípios do Acre regularizados

Manoel Urbano
Rio Branco
Cruzeiro do Sul
Santa Rosa do Purus
Sena Madureira
Jordão
Mâncio Lima
Feijó

Do Jornal Tribuna

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem