Coluna Política na Toca do Coêlho, 23-10-2015

“Parte da propina foi direcionada a agentes políticos e ainda para financiamento político, comprometendo a integridade do sistema político e o regular funcionamento da democracia. O mundo do crime não pode contaminar o sistema político-partidário”. Sergio Moro-juiz, responsável pelo processo da operação Lava-Jato.

“Dilma pedalou para ajudar os pobres”. Ex-presidente Lula, defendendo a presidente Dilma Rousseff- PT. 

“A sociedade brasileira conhece os chamados moralistas, sem moral”. Presidente Dilma Rousseff- PT, se defendendo e acusando o presidente da Câmara dos Deputados, dep. Eduardo Cunha- PMDB.

Submissão ao criador
Em troca de fôlego na grave crise de seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff, se rende e passa a batuta do governo ao seu antecessor. Dilma fracassa e perde poder.

O Governo implode
Com a popularidade no chão, a economia em frangalhos, acuada pelos tribunais e sem apoio no Congresso Nacional, Dilma dificilmente conseguirá evitar a abertura de um processo de impeachment. Sua única saída seria costurar um acordo com o seu maior algoz, Eduardo Cunha- PMDB.

Os pedidos de Eduardo Cunha - PMDB
Segundo a reportagem da revista Veja edição de 21/10, o dep. Eduardo Cunha - PMDB teria feito três pedidos aos interlocutores, interessados em um acordo com a presidente Dilma: a demissão do ministro da Justiça, o sepultamento do pedido de cassação do seu mandato no Conselho de Ética da Câmara e a paralisação das investigações da Lava-Jato.

CPI da Petrobras
Após várias acusações contra deputados e senadores, que teriam se beneficiado de recursos desviados da Petrobras, foi aberta a CPI, para apurar os possíveis desvios. Vários depoimentos foram marcados em reuniões demoradas, custos foram contabilizados para o seu funcionamento e ontem, foram encerrados seus trabalhos, isentando todos os parlamentares citados nos desvios.

Impeachment
Segundo os bastidores políticos em Brasília, dos 11 parlamentares do Acre, somente os deputados Flaviano Melo-PMDB, Major Rocha-PSDB e Jéssica Sales-PMDB, votariam a favor da saída da presidente Dilma Rousseff-PT.

Inflação em ritmo acelerado
Os ministros não se entendem e os economistas renomados, não chegam a nenhum acordo, em relação ao desgoverno e o descontrole da economia brasileira. De certo mesmo, temos uma inflação sem controle, e a população brasileira vai pagar uma conta que não é sua. Nos últimos dias, aumentaram: o pão, massas, energia elétrica, gás, combustível e todos os produtos e serviços.

PMDB Nacional dividido
Como nem tudo são flores, os grupos internos começam a se formar, com o objetivo de comandar o velho e glorioso PMDB. De um lado, Renan Calheiros, Valdir Raup e Romero Jucá. De outro, Luiz Pezão, Sergio Cabral e Eduardo Cunha, brigam pelo comando do partido.

Voltou atrás
Após uma grande movimentação e protestos públicos locais e nacionais, em relação à exigência do registro em cartório, dos blogs e sites, o juiz Marcelo Badaró, pediu desculpas pelos maus entendidos. Segundo ele, só existe necessidade de fazer o cadastro, os de personalidade jurídica, para suas regularizações.

Saúde e Educação podem grevar
Após descontos indevidos, constatados nos contracheques, referente ao mês de setembro de 2015 dos servidores da Saúde e Educação, os líderes sindicais, já se mobilizam para uma paralisação, no próximo dia 11 de novembro, caso essa situação não seja regularizada por parte do governo.

Fábrica de calçados no Acre
Com o objetivo de diversificar a economia acreana, o governador Tião Viana, incentiva a instalação da primeira fábrica de calçados no Acre. Segundo a equipe do governo, a mesma proporcionará aproximadamente 100 empregos e a previsão de instalação, é em janeiro de 2016. Não pode ser igual a fábrica de compensados de Tarauacá, que desde 2012, aguarda o funcionamento.

Conferência Estadual da Juventude
Muitas reclamações chegaram a esta coluna, de que os jovens que foram relacionados para participar da citada conferência, foram os jovens da JPT, do Partido dos Trabalhadores e da UJS, jovens do Partido Comunista do Brasil. Os jovens, sem vínculos partidários, tiveram tímida participação.

Conferência da ONU no Acre
O Secretário Geral Adjunto da ONU - Organização das Nações Unidas, a convite do governador Tião Viana, realizou palestra no auditório da Federação da Indústria, com o tema “Nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”. A mesma foi bastante prestigiada pela classe empresarial, estudantes e movimentos sociais ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade da Amazônia. 

Carros Oficiais
Chega denúncia a esta coluna, de que lideranças de partidos políticos, ligados a FPA, estão buscando fortalecer seus partidos no interior do Estado, utilizando uma caminhonete da Secretaria de Planejamento do Estado do Acre. Para não cometer injustiça com ninguém, seria interessante os ocupantes da pasta, averiguarem essa situação.

Reunião dos prefeitos na AMAC
Na reunião da AMAC acontecida recentemente em Rio Branco, entre os prefeitos que participaram foi um verdadeiro chororô, principalmente em relação à exigência da aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, gastos com a máquina pública, queda do FPM e a obrigatoriedade do pagamento dos encargos sociais. Muitos já perceberam que não fizeram o dever de casa e já têm certeza que, nas eleições, voltarão para casa mais cedo.

Extratos da Prefeitura Municipal de Tarauacá
Após a leitura de um documento, no plenário da Câmara Municipal, destacando um valor exorbitante de pagamentos feitos com recursos que vieram da Defesa Nacional, para ajudar a população tarauacaense, em função do estado de calamidade pública, sendo dispensado o processo licitatório, a vereadora Janaína Furtado, do partido da Rede Sustentabilidade, fará a solicitação dos extratos e ordens de pagamentos da Prefeitura Municipal de Tarauacá, para saber o quê e a quem foram pagos tais valores exorbitantes, lidos no documento encaminhado à Câmara Municipal.

Lixão de Tarauacá
Anteriormente o prazo estabelecido para que os prefeitos solucionassem a questão dos lixões em suas cidades, era agosto de 2014. Como não foi feito o dever de casa, foram definidas novas regras pelo governo federal e, Tarauacá terá até julho de 2021, para providenciar o seu aterro sanitário. Enquanto isso teremos que conviver com os danos causados à população.

PSDC e as eleições 2016
A nova direção do PSDC no Acre, após os últimos acontecimentos e visando o crescimento do partido no estado, discute a possibilidade de lançar uma candidatura à Prefeitura de Rio Branco. Estão muito animados, em relação ao encerramento do prazo de filiação, que só encerra-se em abril de 2016.

Provas do ENEM
Acontecerão neste final de semana, dias 24 e 25 de Outubro (sábado e domingo), em todo o País, as provas do ENEM- Exame Nacional de Ensino Médio. No Acre, com 3 horas a menos do horário oficial de Brasília, os portões ficarão abertos, das 9 às 10h, para iniciar as provas, às 10h30min, nos colégios já definidos nos respectivos cartões de inscrições. 

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem