Quando se fala em crime organizado no Acre a lembrança que se tem é do ex-coronel Hildebrando Pascoal que aguarda na cadeia sua progressão de regime. Mas, a semana que passou mostrou que essa página parece estar virada e que novas facções se organizaram e se instalaram no estado, uma delas, o Bonde dos 13, um produto local da chamada “elite do crime”. Utilizando celulares, bandidos perigosos gravaram e publicaram vídeos nas redes sociais anunciando uma onda de violência que tornou a noite do último dia 6 em um verdadeiro terror nunca antes visto na história.
O medo se espalhou por cidades interioranas. Obrigou o governo do estado – após negar a existência das facções – convocar a Força Nacional e chamar de volta ao trabalho militares da reserva em ofensivas às ordens que partiram de dentro do velho presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), unidade que hospedava alguns dos mais poderosos chefões de grupos como o Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).
Na semana que mudou a rotina de muitas famílias acreanas, a reportagem ouviu especialistas em segurança pública e agentes penitenciários. Os impactos das ações organizadas pelo crime organizado mostram além da fragilidade do sistema carcerário, que o Acre, especialmente Rio Branco – maior município do estado – não é mais a cidade pacata, por detrás da imagem de um estado cordial e pacífico, o acreano convive anualmente com mortes violentas e outros crimes com taxas elevadas, como aqueles contra o patrimônio, que também deixam sérias sequelas e prejuízos às famílias. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública não deixam dúvidas: somos uma sociedade muito violenta e nossas políticas públicas são extremamente ineficientes e obsoletas.
Segunda-feira – 5 de outubro. Aproximadamente dez clientes que aguardavam atendimento médico na Clínica Santa Lúcia, no Bairro Bosque, em Rio Branco, viveram momentos de pânico sob a mira de dois assaltantes. Desfecho: Fábio André de Araújo Pereira e Francisco Denis Fortunato de Souza, assaltantes, foram alvejados por um Policial Militar que estava em traje civil e morreram instantes após serem socorridos pelo SAMU.
LEIA TUDO AQUI