Coluna Política na Toca do Coêlho

São três os Poderes da República
Legislativo: Exercido pelo Congresso Nacional, constituído pelo Senado e Câmara dos Deputados. Nos Estados, através das Assembleias Legislativas e nos Municípios, as Câmaras Municipais, que representam a população e são escolhidos através do voto de cada cidadão, cuja função é de Representar, Legislar e Fiscalizar.

Executivo: Exercido pelo Presidente da República, Governadores e Prefeitos Municipais, eleitos pelo povo, para administrar a União, os Estados e Municípios, respectivamente, definindo as políticas públicas que possam melhor servir a população.

Judiciário: Exercido pelos Tribunais Superiores e pelos Tribunais Regionais. Compete resolver os conflitos e agressões dos direitos de cada cidadão, à luz da Constituição Federal, Estadual e Lei Orgânica Municipal.

O Acre na Missão de Paz da ONU
Um Coronel da Polícia Militar do Estado do Acre foi escolhido, para a Missão de Paz, no Sudão do Sul, onde mais de 115 mil presos vivem em complexo da ONU, no país que enfrenta forte onda de violência, por conflitos políticos, religiosos e muita pobreza.

O Dilema dos Haitianos
Os Haitianos não param de chegar ao Acre, esse fato, tem demonstrado a fragilidade diplomática dos Tratados Internacionais de paz e dignidade humana. O Governo do Acre, não têm as condições de manter os custos financeiros de suas estadias e o Governo federal, pelo processo burocrático, não têm correspondido às demandas apresentadas.

Não Vale
O Governo do Estado trabalha benefícios para uma significativa parcela dos empresários acreanos, através de Projeto de Lei, de incentivos fiscais. Mesmo assim, alguns aumentam desenfreadamente os preços de produtos, diminuindo o poder de compra da população. Faz-se necessário o bom senso, para que possamos ter um equilíbrio da economia em nosso Estado. Não vale ser beneficiados e diminuir o poder de compra do cidadão, visando apenas os seus lucros.

A CPI da BR 364 & A Crise na Oposição
Os integrantes da oposição viram na instalação da CPI da BR- 364, uma possibilidade real de desgastar o governo da FPA, que lhes trariam rendimentos eleitorais, para as eleições de 2016 e 2018. Após muitas discussões e ameaças, conseguiram as oito assinaturas e dormiram com o pedido de instalação protocolado na ALEAC. A noite mal dormida, os sonhos e pesadelos, no amanhecer, levaram o Deputado Nicolau Júnior, protocolar na ALEAC, o pedido da retirada de sua assinatura, na referida CPI. Fato, que causou um desentendimento generalizado entre os Deputados e Dirigentes oposicionistas. 

As Administrações não correspondem
Se depender do trabalho até aqui apresentado pela maioria absoluta da atual safra dos Prefeitos dos Municípios acreanos, estes estariam reprovados e consequentemente, terão sérias dificuldades, os que tentarem a reeleição em 2016. Falta uma visão empreendedora, capacitação técnica da maioria dos auxiliares, Planejamento Estratégico Participativo, que culminaria com ações estruturantes e projetos exequíveis, no sentido de atender as demandas da população e proporcionar um crescimento ordenado de nossas cidades.

Choque de Gestão
Se analisarmos o organograma administrativo da maioria das prefeituras, parece que tem dinheiro sobrando e a preocupação administrativa, é apenas com um grupo de aliados, em detrimento da maioria da população. A quantidade de Secretarias, Coordenadorias, Chefias, gratificações, aluguéis móveis e imóveis e outras despesas, têm deixado a população atenta para as próximas eleições. Faz-se necessário, enxugar a máquina administrativa, para poder beneficiar a população, com valorização profissional dos servidores, educação de qualidade, médicos e remédios nos postos de saúde, ruas, coleta, transporte e armazenamento do lixo, serviço de esgoto sanitário, água tratada e assistência para as crianças, jovens e idosos. Apoio ao produtor rural e etc.

Manuel Urbano
A Proposta de Instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para afastar o Prefeito Ale Araújo, foi derrotada por cinco votos contrários e quatro votos, favoráveis. Segundo os vereadores derrotados, teve todo tipo de negociação: Presidência da Câmara, Secretarias e Cargos Comissionados.

Deputado Jenilson Leite
Atuando de forma contundente, em relação as taxas abusivas cobradas pelo cartórios no Estado do Acre, destacou: “Quem sofre é a população. As taxas cobradas no Acre são abusivas e não vamos aceitar. O povo precisa de respeito, faremos o possível para que seja atualizada uma nova tabela com valores acessíveis”.

Deputado Jesus Sérgio
Preocupado com a situação econômica e estruturante dos Municípios que foram atingidos com as últimas alagações, o Deputado Jesus Sérgio, aprovou a propostas de realização de Audiências Públicas, buscando soluções para os graves problemas vivenciados pela população atingida.

Centro de recuperação de Dependentes Químicos em Tarauacá.
Se fizermos um levantamento na penitenciária Moacir Prado, de Tarauacá, ficaria comprovado, que 70%, são pessoas com dependência química. Muitos querem buscar um novo sentido para as suas vidas e de seus familiares, mas não encontram o caminho. Sofrem os presos, as mães, as esposas e os filhos. Sugiro a Prefeitura que, em parceira com o Governo do Estado, com o apoio do Senador e do Deputado Federal mais votado de Tarauacá, através de suas Emendas Parlamentares, possam construir um Centro de Recuperação, para reabilitar essas pessoas, para uma vida digna em sociedade, saindo de um sofrimento incalculável. 

Estádio Nabor Júnior, em Tarauacá
Precisa se resolver de uma vez por toda, essa recuperação do Estádio, que já virou uma novela de cinco anos. A juventude de Tarauacá, não quer saber quem são os culpados e sim, uma solução definitiva por parte das autoridades. O Ministério Público, precisa entrar neste caso, para poder responsabilizar os causadores do dano ao esporte, a cultura e ao lazer de nossa juventude tarauacaense.



Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem