Vivemos em uma sociedade que durante muito tempo foi exemplo de conquistas, persistência, inteligência e bem preparado para vencer tudo o que ousava contra si. Uma população que valorizava as nossas raízes culturais, onde a participação e a competição nos eventos eram consideradas fator absolutamente indispensável aos envolvidos.
As ruas de lazer, os campeonatos esportivos como a liga de futebol de salão do nosso amigo Rosaldo “Dr.Baba”, que reunia centenas de crianças, adolescente e jovens participando ativamente de um esporte saudável, ocupando grande parte de seus dias, afastando-os desta maneira, de ambientes como a criminalidade, o envolvimento com drogas e de outras coisas que destrói o ser humano.
Ainda nos orgulhamos de ser reconhecido em nosso Estado com povo hospitaleiro, alegre e que sempre está na mídia, quando acontece da aprovação, nomeação em concursos ou chefia de grande concorrência em diversos níveis da sociedade acriana.
Um povo inteligente, politizado que não baixa a cabeça quando a ordem é a reivindicar seus direitos, mas, que ao mesmo tempo, está perdendo sua identidade, apagando de sua memória a tradição como o campeonato de futebol de campo, o festival de música popular, festival de música tarauacaense, festival do abacaxi, os desfiles escolares, jogos escolares, o torneio intermunicipal, enfim, culturas que foram aos poucos sendo levadas por ventos sem direção e que hoje estão perdidas em lugar sem rumo e desconhecido, deixando nossos filhos e futuras gerações sem o prazer de seus benefícios e contemplações.
É bastante louvável quando um cidadão comum de nossa cidade, ver a necessidade em organizar algo que envolva os nossos jovens, seja na música, esporte etc. É visível e gritante a necessidade de ambientes saudável para nossas crianças e jovens. O crescimento e o progresso do homem acontece a partir da educação que recebe na sua infância e adolescência.
Portanto, é indispensável a busca pelo resgate de nossa tradição e o Poder Público não deve fechar os olhos para tal situação. Na literatura, Tarauacá é palco de grandes nomes, inclusive na Academia Acriana de Letras. No esporte não é diferente, temos jogadores em grandes times, na música estivemos em destaque nos festivais promovido pelo Governo do Estado, na Educação temos Escola campeã do Premio de Gestão Escolar, por isso, devemos ter orgulho, encher o peito e dizer sou calmo, sou valente, sou analfabeto inteligente, admiro essa gente de olhar sereno imponente, sou de Tarauacá minha gente.
Escrito por Ronilson Lopes
Professor da Rede Municipal de Ensino