Coluna Política na Toca do Coêlho- 07/04/15

Convenção das Nações Unidas, contra a corrupção Art. 10- “Cada Estado, deverá tomar as medidas necessárias para aumentar a transparência em sua administração Pública”. 

Art. 13- “Procedimentos ou regulamentos, que permitam aos membros do público em geral obter informações sobre a organização, funcionamento e processos decisórios de sua administração”.

Princípios Fundamentais

Art. 1º- A República Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: 1- A Soberania; 2- A Cidadania; 3- A Dignidade da pessoa humana; 4- Os Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e 5- O Pluralismo Político.

Internacional

Mais de 40 Países, já proíbem doações de empresas a candidatos nas disputas eleitorais, Ex: Canadá, México, Paraguai, Peru, Colômbia e outros. Na Lista dos que permitem as famigeradas doações, constam: Reino Unido, Itália, Alemanha, Noruega, Argentina, Chile, Brasil e outros.

A Reforma que não ia ter

Mesmo a Presidente Dilma, ter afirmado e reafirmado que não faria mudanças nos Ministérios, mas em função de sua fragilidade, já fez e fará as seguintes mudanças:

Quem desce:

Guido Mantega - Pres. Conselho Adm. Petrobras
Cid Gomes- Educação
Luciano Coutinho- BNDES
Thomas Traumann- Comunicação
Gilberto Occhi- Integração Nacional.

Quem Sobe:

Edinho Silva- Comunicação
Renato Janine- Educação
Vinicius Laje- Integração Nacional
Henrique Eduardo Alves- Turismo.

Dilma continua caindo

A Presidente Dilma, vem sofrendo um grande desgaste público, em função da desenfreada corrupção descobertas em várias áreas de seu governo, principalmente, na Petrobras. Segundo a pesquisa CNI-Ibope, da semana passada, ela tem uma aprovação de 19% e uma rejeição de 78%. 

Reforma Política

A Dificuldade para avançar a Reforma Política, no Congresso Nacional, é como dizia o Ex- Senador Nelson Carneiro- RJ: “Todos são a favor, mas a maioria é contra as mudanças”.

O PT que precisa do PMBDB

O PT tem o poder político do Palácio do Planalto e uma maioria em sua coalizão partidária, mas não tem o poder de governar. O PMDB, com sua força política na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, têm sido essencial para garantir a estabilidade da administração no Brasil. Para garantir a governabilidade precisa que a população se sinta representada e que se tenha credibilidade no desenvolvimento das políticas públicas em prol da população. Buscando evitar as sucessivas derrotas, Dilma volta atrás, e entrega o Comando da Articulação Política do Governo, nas mãos do Vice-Presidente, Michel Temer (PMDB).

O Exemplo que não deu repercussão 

Se vocês perceberam, Thomas Alckmin filho do Governador Geraldo Alckmin, que está no seu 3º Mandato no Estado de São Paulo, o Estado mais rico do Brasil, falecido na queda do helicóptero, não se utilizou da influência ou das benesses do Pai, para prosperar ilicitamente. Trabalhava como piloto, para uma rede de farmácias no interior do Estado. 

Tem o que comemorar

O Governador Tião Viana, através da Direção do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre- IDAF têm feito o dever de casa, de forma elogiável. Vem mantendo por mais de 10 anos, o Estado livre de Aftosa.

CPI

Nos últimos dias, o que mais se comenta nos longos corredores da Câmara dos deputados, em Brasília, é que em breve, a CPI, que vai investigar a situação prisional no Brasil, fará uma investigação nos contratos dos fornecedores da alimentação dos presídios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Senador Guiomard. Segundo as informações, tem empresa fornecendo a alimentação, há 17 anos, através de repetidos aditivos.

Reconhecimento

Foi visível e notória, a solidariedade da população acreana no momento da maior e histórica alagação do Estado do Acre. Os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), procuraram ajudar de todas as formas. A população, através dos voluntários solidários, esteve permanentemente ao lado dos desalojados. Destaco aqui, o extraordinário apoio dado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, liderado pelo Presidente Ney Amorim, Através de uma Campanha de Solidariedade, Todos os Senhores Deputados, Servidores (Familiares) e Amigos do poder Legislativo, contribuíram, no sentido de minimizar o sofrimento de nossa população, com a arrecadação de mais de 7 mil toneladas de doações.

Semana Santa

Mesmo com todo o prejuízo dos agricultores e produtores, em função da alagação, constatamos muito peixe, em diversas variedades, à disposição da população. Quem procurou a bem organizada Feira do Peixe no CEASA, se fartou de opções e um preço bem em conta. Já quem procurou o conforto dos Supermercados, também encontrou peixe, só que com os preços mais salgados. Pelo jeito, o Projeto de investimento na Piscicultura, tem dado certo.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem