![]() |
| Matutos Pelo Avesso |
Fazedores de Cultura de Tarauacá, especialmente membros da Quadrilha Junina MATUTOS PELO AVESSO, foram às redes sociais protestar contra as pessoas, que segundo eles, os proibiram a utilização do Teatro José Potiguara onde realizariam atividades culturais com fins de arrecadar fundos para aquisição da produção do grupo que se prepara para participar do 17ª Edição do Arraial Cultural em Rio Branco no ano de 2015.
![]() |
| Fran Amauacas - Dançarino |
FRAN AMAUACAS - "A Quadrilha Junina Matutos Pelo Avesso iria realizar um evento no TEATRO JOSÉ POTYGUARA todos os domingos. Um evento chamado DOMINGO CULTURAL, no qual tinha objetivo de valorizar a cultura, nossos fazedores culturais e também angariar fundos para que nós da Quadrilha pudéssemos confeccionar nosso figurino e adereços para nossa participação no 17°Arraial cultural em Rio Branco no qual nós participamos todos os anos.
Só que segundo as informações que foram passadas a nós, o Teatro não pode ser usado para eventos com fins lucrativos. Sendo que essas informações vem de pessoas leigas e que não sabem absolutamente nada sobre a história do nosso "POTYGUARA". Então se nós da Quadrilha MATUTOS PELO AVESSO, que é o único grupo cultural ativo no município, não podemos usar o Teatro para realizar nossos eventos, nós pedimos que esses desinformados arquem com nossas despesas de figurino, adereços, cenário e iluminação que estamos pretendendo levar ao festival. E também vimos deixar claro aqui, se nós fomos proibidos de fazer esse evento, vamos fazer algo para impedir que reuniões, encontros e palestras sejam feitos no nosso Teatro. Sendo que isso é uma falta de respeito dentro de um acervo cultural da nossa cidade, um local que deveria ser utilizado para o fazer cultural e não para encontros políticos, reuniões e palestras como falei acima.
Até então, muitos não valorizam e criticam a nós fazedores culturais porque não passam o que nós passamos. Não nos valorizam da forma que nós merecemos, não nos enxergam, não nos apoiam de fato como é pra ser. Se nós queremos fazer algo de qualidade, muitas vezes temos que usar retalhos e roupas recicladas e muitas vezes tirar do nosso bolso o pouco que temos para fazer o que gostamos e agradar aos que admiram nosso trabalho.
Enquanto nós pudermos fazer algo pela nossa cultura, estaremos aqui lutando de braços dados, ninguém irá nos impedir de realizar nossos movimentos culturais dentro do nosso município, avante juntos para reavivar a cultura de Tarauacá".
![]() |
| Willye Fredy - Dançarino |
"Primeiramente, quero dizer q sei o quão foi o sofrimento e como sempre fizemos desde o inicio para poder está em Rio Branco participando do Festival Estadual de Quadrilha. Infelizmente, por questões pessoais tive q sair da Quadrilha Junina Matutos Pelo Avesso, mas não foi por isso q tbm tive q mudar minha opinião d cultura dentro desse grupo q tão faz ao bem do nosso municipio, como bem disse Fran Amauacas. Acho muito hipócrita uma pessoa q se diz gestor d um espaço q é voltado para a cultura, está "impedindo" grupos culturais de pelo menos com isso, custear suas despesas (incluindo as das próprias apresentações dentro desse espaço q é nosso)fazendo o q sabem, e de antemão, por um preço q certamente não iria matar ninguém se pagasse, já q era pra fazer um bem, q seria reavivar o fazer cultural. Tá na hora d botarmos a mão na consciência e sair manifestando nossos direitos culturais, pois sabemos q verbas tem, mais o q falta msm é "abrir a mão e soltar o q é d direito para a cultura tarauacaense.". Pode contar ainda cm minha ajuda meu povo junino, posso não fazer mais parte desse grupo, mas ainda estou a disposição no q puder ajudar. Acho q tbm não é preciso tá aqui se humilhando dizendo o q fizeram ou não, pois isso foi mais do que obrigação da gestão anterior ou atual fazer pela Quadrilha Junina Matutos Pelo Avesso(já que foram colocados no poder tbm por ajuda do grupo, a incluir pais e familiares d muitos). Ajudando muito ou pouco, só temos a agradecer, agora tirar proveito e querer amenizar uma coisa errada jogando outra na cara, não cola msm!"


