Moradores tentam ocupação do terreno |
Algumas pessoas estão tentando ocupar uma área de terra ao lado da vila Seabra no Bairro Avelino Leal. Ontem à tarde eles entraram no local, demarcaram alguns terrenos, enfiaram os "tocos"e se prepararam para dar início à construção de casas.
Polícia esteve no local para conversar com os ocupantes |
Hoje pela manhã eu e a vereadora Janaina Furtado fomos até o local convidados pelos possíveis ocupantes da área. Muito cedo, também, chegou a polícia para conversar com essas pessoas e pedir que saíssem da área, pois, a mesma pertence ao IFAC - Instituto Federal do Acre. Portanto pertence ao Governo Federal.
Direção do Ifac foi até o local |
Em seguida chegou o diretor do IFAC - Campus de Tarauacá, professor Sérgio Flórido, que explicou aos presentes que na área será construído o Campus Avançado do Instituto. Sérgio fez uma lista das pessoas que estavam no local para ocupar o terreno e disse que a levaria para o prefeito para que visse a possibilidade de incluir todos na lista para receberam casas populares, quando as mesmas forem construídas.
Diretor do Ifac faz uma lista com os nomes dos ocupante. |
mesmo assim as pessoas alegando que habitam as área de risco e que suas casas estão próximo ao barranco do rio, que está quebrando,insistem em permanecer no local. Diante do fato, o IFAC divulgou a seguinte nota:
“Entendemos a necessidade legitima de moradia das pessoas, mas como responsáveis pela gestão do terreno a direção do IFAC Tarauacá não pode permitir que o projeto de construção do campus seja inviabilizado. As medidas cabíveis já estão sendo tomadas. Vale lembrar que; o perfil do campus de Tarauacá exige uma área do tamanho demarcado, pois os cursos a serem implantados são articulados ao eixo de Ciências Naturais (Biologia, Agronomia, Zootecnia, Agropecuária, Engenharia Florestal, dentre outros curso.) o que exige áreas para a instalação dos equipamentos Laboratórios, áreas de pastagem e Bosque florestal”. (IFAC)