| Atletas do vôlei protestam contra a desorganização e o descaso (foto: blog da Janaina Furtado) |
Professor Ivonaldo Benigno protesta pelo Facebook em defesa dos atletas do voleibol feminino, masculino e contra a desorganização e o descaso na realização dos campeonatos com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Acre.
Veja o que ele diz.
"Hoje aconteceu uma coisa estranha, mas muito estranha mesmo e que já vinha acontecendo em nossa Tarauacá. As pessoas aqui sempre gostam do esporte e por ventura são apaixonadas pelo futebol e por futsal, outros por basquete e ainda aqueles que amam o handebol, o voleibol e as artes maciais. Sabemos dos grandes problemas que temos enfrentado diariamente para manter o esporte funcionando em nosso município, as vezes pegando uma e outras quando vamos atras de patrocínio para incentivar a irmos mais longe com nossos atletas. No voleibol não é diferente, quantas vezes temos que tirar 600 reais do bolso para comprar um jogo de camisa? ou um tênis para que nosso jogador compareça em quadra para jogar? Isso mesmo para não deixar o esporte morrer e nossos jovens se enveredarem pelo mundo das drogas, enfim... Nesta tarde, fomos ao ginásio prestigiar um campeonato de futsal feminino organizado pelo nosso amigo e amante do esporte Romerito Fontenele, que por sinal bem organizado e patrocinado pelo Governo do Estado do Acre, através da lei de incentivo ao esporte.
Outro campeonato que esta acontecendo em nosso município é o CAMPEONATO DE VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO, também patrocinado pelo governo do Estado do Acre por intermédio da Lei de incentivo ao esporte, no que tange esse campeonato tivemos a infelicidade de uma má organização tomar contas do mesmo, isso devido uma pessoa que se sente dono da quadra e do evento... O campeonato mau organizado, sem sabermos com que foi gasto os recursos, apenas do que foi pedido duas bolas apareceu no ginásio, árbitros despreparados, não existem bandeirinhas e nem árbitros de linha e isso tem recursos no projeto para ser pago. Outro fator preponderante é sermos avisados em cima da hora dos jogos, o regulamento não é cumprido, as regras não condizem com nossa realidade, e acima de tudo estamos numa ditadura, pois o atletas não podem nem reclamar. Existem acordos apenas com alguns técnicos de times, as decisões tomadas não são levadas para apreciações dos atletas. Hum arbitro não pode gerir sozinho um campeonato não. Quero aqui ressaltar que a LTV - Liga tarauacaense de Voleibol vem apenas aprovando os projetos e depois não sabe ara onde foi os recursos. As prestações de contas nunca chegaram aos atletas.
Desejo manifestar meu repudio a uns três ou quatros que se acham dono de um recurso que é nosso e da liga, é do povo que joga volei e por isso desejamos um campeonato justo organizado com comissões para cuidar de todo o desenrolar deste campeonato. Quero saber para onde foi os recursos aprovados em 2014 para fazer um campeonato de voleibol digno, masculino e feminino no município de Tarauacá????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
ENIO, MEU AMIGO você não esta fazendo favor a ninguém não, faça cumprir o que nossa constituição manda, aplique os recursos certos nas modalidades certas. De valor aquilo que necessitamos dar valor. Informe as pessoas que praticam este esporte como e onde foram aplicados o montante de recursos que veio da LEI DE INCENTIVO. Contrate e pague com esses recursos destinados árbitros de vergonha para este campeonato. Valorize ou deixe a liga fazer sua parte no esporte, já você gosta mesmo é do futsal. Desejo aqui afirmar algumas informações que fazem parte de nossa democracia. A organização condigna de um evento desportivo de Voleibol, é um fator fundamental no processo de desenvolvimento da modalidade e de uma liga - Em particular da LTV. Liga Tarauacaense de voleibol. A sua preparação e organização, deve adaptar-se às condições de cada Estado, município e níveis de desenvolvimento da modalidade, procurando ajustar os meios que possui às possibilidades de realização dos objetivos pretendidos. Dar pequenos passos iniciais, mesmo com limitações, é sempre possível, e constitui um estimulo para o desenvolvimento. As carências e limitações, não devem constituir um fator impeditivo, antes serem consideradas como dificuldades que podem ser ultrapassadas, mesmo se isso implica objetivos iniciais mais limitados. A resposta terá de partir da realidade de cada LIGA, identificando a(s) zona(s) de desenvolvimento, a partir da(s) qual(is) seja possível pensar uma estratégia de lançamento dum projeto de organização de um torneio ou de um Campeonato municipal, de acordo com os recursos humanos fundamentais para tal: atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, os quais são sempre os precursores dos clubes e das equipas. Isto sem esquecer os entusiastas, aqueles que alimentam a chama da modalidade e que são voluntários cheios de vontade, e essenciais ao desenvolvimento dos clubes, das equipas e da modalidade. Deem um passo seguinte, sejamos honestos com nós mesmos. E chega de por uma pessoa revoltada, para organizar um campeonato, pois nunca deu certo. a todos e a todas as pessoas atletas amantes expectadores do voleibol estou indignado com essa falta de vergonha que se tornou a organização do campeonato de voleibol neste município.
Clamo urgente uma reunião com todos os atletas masculinos e femininos para decidirmos o campeonato municipal de voleibol aqui em Tarauacá. Chega de gastarmos dinheiro em vão e sermos humilhado dentro de um ginásio, por um jovem que se diz esta acima do poder e que não tem cursos para arbitrar uma partida de voleibol, muito menos moral para se dirigir a um técnico e falar as asneiras que ele falou. Por isso meninas e meninos do voleibol clamo cada uma para que possamos juntos organizar um campeonato onde cada um de nos poderemos nos planejar e termos em nossas mãos a tabela dos jogos para sabermos qual o dia a hora e as circunstancias de nossos jogos.
Fizeram isso no inicio do campeonato, fizeram meu time ALIANÇA de palhaço, em meio a chuva, em ir pro ginásio e lá não deram explicações, avacalharam com o time do Domingos Fair Play e hoje foi o time do Odonto Center e o time do praia. Isso é uma vergonha. Sejamos guerreiros.
Ah! e quanto aqueles que ficaram se escondendo, mostrem sua cara não seja caramujos não, seja honesto com vocês mesmos, ninguém é dono de ninguém, PRONTO FALEI" (IVONALDO BENIGNO)