TARAUACÁ: AULA INAUGURAL DO PAFOR, QUE VAI FORMA MAIS 227 PROFESSORES EM PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO

227 novos alunos do Curso de Pedagogia (foto/Jardy Lopes)
Em Tarauacá, 227 professores, divididos em 5 turmas, ingressaram no PAFOR e já iniciaram o Curso de Pedagogia, no prédio do CEDUP - Centro de Educação Permanente, que terá duração de quatro anos e meio. Uma parceria entre UFAC - Universidade Federal do Acre, Governo do Estado e Prefeitura local. Esses novos estudantes são, em maioria, professores da rede municipal de ensino, lotados nas das escolas localizada na zona rural, às margens dos rios Murú, Alto e Baixo Tarauacá, Liberdade, Gregório e Acuráua e Br 364. 

Representantes da UFAC, Governo do Estado e Município de Tarauacá (foto/Jardy Lopes)
O ENCONTRO DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS - Na última sexta feira, 9 de janeiro, às 16h, aconteceu uma solenidade, a chamada "aula Inaugural" para que as instituições envolvidas no programa pudessem dar as boas vindas e explicar a dinâmica do program aos primeiros estudantes do programa. O encontro foi realizado na quadra da Escola Municipal José Augusto de Araújo, com as presenças de representantes da UFAC, Vice-Reitora Guida Aquino, Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Aline Nicoly e o Coordenador Geral do PARFOR, Mark Clark. Pelo Município de Tarauacá, participaram o Prefeito em exercício, Chagas Batista, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ezi Araão, o Secretário Municipal de Educação, Francisco das Chagas Souza e o Professor Edson Menezes pelo sindicato da Educação. Representando o Governo Estadual, o Professor Claudio Julio Madeiro, falou em nome do Núcleo Regional da Secretaria de Educação. 

Curso deve durar quatro anos e meio (foto/Jardy Lopes)
DIFICULDADES - A maioria dos professores que ingressaram no curso são servidores da educação municipal com contratos temporários e moram na zona rural. Por isso, devem passar por dificuldades financeiras para hospedagem, alimentação e outros custos de suas estadias aqui na cidade durante os períodos de estudo. Vão precisar de ajuda do poder público, da iniciativa privada e da população.

Uma vitória para o município (foto/Jardy Lopes)
VITÓRIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - A implantação do programa em nossa cidade é considerada uma grande vitória na área da educação. De fato, a administração municipal se empenhou muito para que esse momento acontecesse.

Programa implantado em 19 municípios acreanos. (foto/Jardy Lopes)
PAFOR - O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta de turmas especiais em Cursos de Licenciatura, Programas de Segunda Licenciatura - ofertados somente na modalidade a presencial - e Formação Pedagógica das Instituições de Educação Superior - IES.

Podem se pré-inscrever nos Cursos de Licenciatura, docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

Nos Programas de Segunda Licenciatura, podem se pré-inscrever docentes que já possuam formação em licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.

Nos Programas de Formação pedagógica, podem se pré-inscrever docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica. 


Edição: Raimundo Accioly
Fotos Jardy Lopes

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem