A primeira segunda-feira do ano foi intensa para a equipe que desenvolve o Pronatec/Campo em Sena Madureira. Longas caminhadas, horas de barco sobre o rio Caeté, tudo para dar início aos cursos para 115 pessoas de três comunidades da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.
A primeira parada foi na Comunidade Cazumbá-Iracema, na sede da Reserva, onde iniciaram os curso de Operador de Computador e Agricultor Familiar, cada turma com 30 alunos. Na comunidade Guarani começou o curso de Agricultor Orgânico. Foram abertas 25 vagas, todas preenchidas. Apesar do acesso difícil, a comunidade Cuidado também foi contemplada. A turma de 30 alunos começou o curso de Agricultura Agroflorestal.
Alcançar essas comunidades é possível graças à parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) foi o que destacou o coordenador adjunto do Pronatec/Ifac, Cleudo Farias. “O Instituto Federal do Acre – Câmpus Sena Madureira, através Pronatec, e a exitosa parceria com ICMbio, vem expandindo, interiorizando, democratizando, levando a educação profissional as comunidades da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, possibilitando que inúmeros agricultores familiares tenham acesso ao ensino de qualidade”, ressaltou o coordenador.
A chegada dos cursos do PRONATEC visa atender uma demanda de educação e capacitação das comunidades da Reserva aliando conhecimento teórico e prático para garantir segurança alimentar, qualidade na produção e geração de renda para as famílias extrativistas.
O chefe da Reserva, Thiago Juruá, ressaltou o sucesso do trabalho de capacitação do Pronatec/Ifac. “A parceria com o IFAC tem sido muito exitosa e o objetivo é dar continuidade à essa ação oferecendo outros cursos para as comunidades da Unidade Conservação, principalmente voltados à produção extrativista" disse.
Esta é a terceira vez que o IFAC oferece cursos de formação inicial pelo PRONATEC, totalizando sete cursos. Normalmente os cursos solicitados são da área de Recursos Naturais. A novidade desta vez foi o curso de Operador de Computador. Para esta oferta, os gestores do ICMBio instalaram na sede da Reserva um laboratório com 30 computadores. E a expectativa agora é a instalação da Internet.
ASSESSORIA
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)