Após processo, empresário mudou nome de sandálias "Acrianas" para "Aquiri" (Foto: Iryá Rodrigues/G1) |
Após uma ordem judicial, datada de novembro deste ano, as sandálias “Acrianas” passaram a se chamar “Aquiri”. A mudança precisou ser feita depois que a empresa Alpargatas S.A. alegou que elementos específicos das Havaianas eram reproduzidos na marca acreana, como a palmilha e as tiras. Por isso, o empresário Jonas Cruz, de 54 anos, em cumprimento à Justiça, precisou também modificar o material utilizado no produto.
Segundo o empresário, as Havaianas alegam transtornos já que o nome da sandália fabricada no Acre é parecido com o da concorrente. “A saída foi a gente mudar o nome, agora também não faço mais questão, tenho que mudar todas as etiquetas e as marcas de tudo”, diz.
Ele explica que o novo nome foi escolhido também em homenagem ao Acre, já que a palavra ‘aquiri’ deu origem ao nome do estado. “Nós optamos por mudar o nome para Aquiri, porque é um nome que também tem tudo a ver com o Acre. O estado era para se chamar Aquiri”, explica.
Além do nome, outras medidas também foram tomadas pelo empresário da antiga Acrianas, entre elas a mudança da palmilha, antes composta de pequenos círculos ovais em alto relevo, que passou a ter outros modelos, inclusive estampas, e as chamadas “tiras gregas”, formadas por uma sequência de ‘Z’, que agora possuem modelos lisos e com outros formatos.
“As adequações começaram desde quando chegou o mandado judicial e a gente teve esse cuidado de não desobedecer. Hoje já estou com um fabricante que não parece mais com o deles, além disso, agora nós vamos trabalhar com borrachas que tem estampas, para não ter mais nenhum problema de aparência do material”, afirma Cruz.
Aquiri também tem tudo a ver com o Acre”
De acordo com Cruz, o processo está caminhando, e ele não pretende mais entrar nesse assunto, pois acredita que mudando o nome e o material do produto fabricado, já está cumprindo com o pedido da Justiça. Além disso, o empresário ressalta que nunca quis se privilegiar de outra marca. Ele acredita que o fato de despertar a curiosidade dos clientes não foi pelo nome em si, e sim por causa dos modelos diferentes e mais ousados.
Há pouco mais de dois meses, a primeira loja das sandálias foi inaugurada no Segundo Distrito da capital. O empresário conta que a necessidade de abrir uma loja veio após a experiência de levar seus produtos para a Expoacre. Com a aceitação do público, e os questionamentos de onde encontrar as peças para comprar, ele acabou abrindo um espaço para vender as sandálias.
Iryá Rodrigues
Do G1 AC