Em entrevista, Tião Viana comemora a vitória nas urnas neste domingo (26)
(Foto: João Paulo Maia / G1 )
|
Tião Viana, do PT, foi reeleito neste domingo (26) governador do Acre no segundo turno das eleições 2014. Com 196.509 votos válidos, que correspondem a 51,29%, ele venceu em 13 dos 22 municípios do estado o adversário Marcio Bittar (PSDB), com 48,72%. Apesar do resultado apertado nas urnas, o governador reeleito comemora os números e se compromete a entregar um 'novo Acre' no fim do mandado.
Em entrevista ao Acre TV, nesta segunda-feira (27), o governador reafirmou compromissos com a saúde, segurança e incorporação da juventude no mercado do trabalho, propostas defendidas durante a campanha eleitoral. "O Acre está se constituindo em pleno ambiente de prosperidade. Eu tenho certeza que em 2018 vamos entregar um novo Acre para as futuras gerações", disse.
A diferença de votos entre o governador reeleito e o oponente tucano foi de 2,58%, mas para Viana, ocorreram avanços em relação à eleição de 2010. "Conseguimos consolidar uma vitória maior, tanto em número de votos, quanto em municípios estratégicos", disse. O governador destacou ainda a vitória em cidades como Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Xapuri e Assis Brasil. "Foi uma eleição dura, disputada, porque é assim o processo democrático", ressaltou Viana.
A reeleição foi confirmada com 100% das urnas apuradas. O atual governador recebeu 196.509 votos. Já Marcio Bittar (PSDB) teve 186.658 votos, o que corresponde a 48,71%. Bittar venceu em 9 cidades, nos municípios de Sena Madureira, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Acrelândia, Porto Acre e Bujari.
Biografia
Sebastião Afonso Viana Macedo das Neves é natural de Rio Branco, capital do Acre. Filho do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Wildy Viana, nasceu em 9 de fevereiro de 1961 e é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará. Disputou a primeira eleição em 1994, mas não conseguiu se eleger. Foi eleito senador em 1998 e reeleito em 2006, sempre pelo PT.
Em 2010, se elegeu governador do Acre, conquistando a reeleição neste ano.
Propostas
Durante a campanha, o petista se propôs a dar continuidade a programas estabelecidos nos primeiros quatro anos de mandato, como a construção de casas e pavimentação, manutenção e urbanização de rodovias, estradas, ramais, bem como o programa Ruas do Povo.
Viana também propôs a manutenção e ampliação de saúde em vigilância, assistência farmacêutica. Também defende a inclusão do ensino integral no estado, investimento na educação bilíngue, formação de docentes e do magistério para indígenas.
O petista diz também que vai reforçar a segurança em escolas públicas e policiamento comunitário. Para a geração de empregos, Viana diz que vai investir na criação de postos de trabalho nos setores industriais, infraestrutura, desenvolvimento urbano e produção rural.
Veriana Ribeiro
Do G1 AC