Nós jornalistas profissionais do Acre vimos a público REPUDIAR e PROTESTAR contra as arbitrariedades cometidas contra os jornalistas Sorriso, Jaqueline Teles e Leandro Altheman.
Sorriso, foi alvo de dois processos da Coligação Por Um Acre Melhor, contra o seu programa de rádio 'Sorriso Show’, o de maior audiência em Sena Madureira há 13 anos, com multas que somam 126 mil e pedido de retirada do ar do referido programa durante o primeiro turno das eleições.
Motivo: ter promovido um debate com os candidatos ao Senado no seu programa, na FM Dimensão. O único candidato que não compareceu foi o então candidato Gladson Cameli, que justificou ter outras agendas a cumprir.
Jaqueline Teles, jornalista e assessora de comunicação da SEDENS, foi presa em Cruzeiro do Sul, sob acusação de transporte ilegal de eleitores. Jaqueline, que vota em Cruzeiro, havia dado carona a duas amigas. Uma delas deficiente física. Ela foi levada para a delegacia, impedida de votar e permaneceu detida até à tarde de segunda-feira (06/10), de onde só saiu mediante apresentação de um Hábeas Corpus. A jornalista passou a noite em uma cela da delegacia de Cruzeiro do Sul junto a outras 11 presas comuns.
Leandro Altheman, apresentador do jornal Juruá Notícias, da TV Juruá, afiliada do SBT, de propriedade de James Cameli, primo do senador eleito, foi afastado do cargo na manhã de segunda-feira (06). O crime dele foi não ter feito campanha para o candidato da família proprietária.
Alertando para a caça às bruxas desencadeada contra jornalistas que não abraçaram as candidaturas da oposição ao governo no Acre e ao senado e com o objetivo de defender o livre exercício da profissão e em especial a Liberdade de Expressão, conclamamos todos a se irmanarem em defesa da democracia e da manutenção dos postos de trabalho de nossos colegas, vítimas da arrogância e da mão de ferro daqueles que ao pretenderem ser nossos representantes, deveriam em 1º lugar lutar pela garantia dos direitos dos trabalhadores, em vez de tolhe-los.
A liberdade de expressão no Acre e no Brasil foi conquistada com muita luta do povo. E está assegurada em cláusula pétrea na Constituição da República.
João Roberto Brama
Raimundo Accioly
Rutemberg Crispim
Jota Alves
Józimo de Sousa
Vanessa Marques
Chico Melo
Angélica Paiva