RIO BRANCO: Após dois anos fechada, unidade feminina da Apadeq é reinaugurada


A Unidade de Atendimento Feminino da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq), especializada em cuidar de mulheres em dependência de álcool e outras drogas, foi reinaugurada neste terça-feira (24). Foram investidos R$ 50 mil em obras de reforma e revitalização. Localizada na Rua Rosa de Saron, no Bairro Santa Helena, em Rio Brancox, a unidade chegou a ficar dois anos fechada.

O espaço tem a capacidade, no momento, para atender 12 mulheres em tratamento contra a dependência química. A unidade tem um quarto com 12 leitos, cozinha sala de recreação, além de uma área ampla para outras atividades. O centro contará também com psicólogos.

Por enquanto, a unidade abriga três internas, mas já está aberta para aquelas que querem superar o vício. O coordenador do centro, Antônio Bilica, explica como as interessadas devem fazer para se internar na Apadeq. "Ela pode vir de forma voluntária procurar o ambulatório. A gente faz a triagem, encaminha para internação ou pode ser através de encaminhamento de outra pessoa", explica.

A professora Helena Pinheiro conta como conseguiu perceber que era hora de mudar de vida. "Eu achava que o problema estava no lugar, nas pessoas, mas não era, o problema estava dentro de mim", desabafa.

Maria Luiza é missionária, ela conta que já trabalhou como voluntária na casa e diz que está disposta a colaborar novamente. "Me sinto honrada na maneira que eu tenho que trabalhar com elas, eu compreendo elas, entendo o que elas estão passando", fala.

Rede de atenção psicossocial
Rio Branco é considerada uma das primeiras capitais brasileiras a consolidar uma rede de atenção psicossocial. Em 2012, foi inaugurada a Unidade de Acolhimento Paolo Pera, que dispõe de 20 vagas para homens. A organização de missionários Jovens Com Uma Missão (JOCUM), trabalha acolhendo homens e mulheres em situação de rua e dependência química. Também faz parte desta rede de atenção, a Central de Articulação das Entidades de Saúde (CADES).

Do G1 AC

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem