O governo do Estado do Acre vem, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), esclarecer sobre uma tentativa de fuga ocorrida na manhã deste sábado, durante o banho de sol no Pavilhão J da Unidade de Regime Fechado nº 1, conhecida por Chapão.
Dez presidiários tentaram escalar a muralha com o auxílio de uma tereza (corda feita com lençóis e toalhas). Apenas um conseguiu sair do Chapão, mas caiu dentro da Unidade Prisional Feminina, sem deixar, portanto, as dependências do Complexo Penitenciário.
Os agentes penitenciários e a Polícia Militar reagiu com o uso necessário da força policial. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e rapidamente chegou ao local, auxiliando a operação.
Ao perceber a rápida ação de repressão policial, os demais presos que estavam no banho de sol voltaram para as celas, tentando iniciar um motim, que também foi frustrado. Dois presidiários foram feridos, sem risco de morte, sendo encaminhados ao Pronto Socorro.
O diretor do Iapen, Dirceu Silva, ressalta que agentes e policiais agiram prontamente para impedir a fuga e que todas as medidas serão tomadas para garantir a ordem dentro da unidade prisional.
A visita dos familiares, programada para acontecer neste sábado, será mantida normalmente.
Dirceu Augusto Silva
Diretor presidente do Iapen