TARAUACÁ: HOJE É O ANIVERSÁRIO DE UM PEQUENO GIGANTE - GUILHERME GALVÃO

Guilherme Galvão e Família
Guilherme Wanderley Galvão nasceu em 13 de fevereiro de 1928, no estado do Amazonas, filho de Fausto Augusto de Oliveira Galvão e Waltrudes Wanderley Galvão, ele pernambucano e ela acreana. De uma família de 09 irmãos ele é o terceiro. 

Teve uma infância muito difícil, pois desde pequeno tinha que trabalhar. Vendia bolo para a senhora Sabina Barroso e Alabela Mourão. Já aos doze anos seu pai o destacou para trabalhar e gerenciar 12 homens na extração de madeira nos seringais Boa esperança, São Bernardo e Monte Verde, todos localizados no rio Humaitá, afluente do rio Murú. 

Aos 17 anos foi convocado pelo rádio para se alistar e ir para Segunda Guerra Mundial. Quando chegou à cidade, recebeu a boa notícia que a guerra havia acabado.

Aos 22 anos casou-se com dona Maria Vieira Peres no seringal Ceci. Dois anos mais tarde vieram para a cidade, onde trabalhou de oleiro na produção de tijolos, onde produzia mil tijolos por dia, tendo ainda que misturar o barro com os pés. Quando chegava da olaria pegava a tarrafa e ia para o lago da Intendência, juntamente com seus parceiros Euclides Tiago, Zé Tiago e Elídio Brito, pescar o almoço do dia seguinte. 

Sua vida de servidor público começou em 1956 quando ingressou nos Correios. Só tinha um porém, transportar cartas e encomendas da cidade de Tarauacá até o seringal São João, hoje Jordão, a varejão, em uma canoa de pequeno porte. Essa viagem até o Jordão durava entre 12 e 15 dias, dependendo das condições de navegação do rio. Já no rio Murú quem fazia o correio era o senhor Lourival Problem de Albuquerque. Três anos mais tarde foi transferido para trabalhar nos Correios da cidade de Tarauacá, onde veio a assumir a gerencia da agencia por varias vezes. 

Na gestão do doutor Ennio Aires Ferreira, candidatou-se a vereador e foi eleito com 109 votos e na gestão do senhor Antônio Prado foi reeleito com 169 votos.

Foi líder dos dois prefeitos na Câmara Municipal e teve várias de suas reivindicações aprovadas como a peladeira de arroz e a casa de farinha para o Corcovado, motores de farinhada para agricultores distantes, entre outros. Não podemos esquecer que nesse tempo vereador legislava sem remuneração. 

Em 20 de dezembro de 1982 foi transferido para o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, para trabalhar com a senhora Graça Coelho, esposa de Valdemar, irmão do Chico Sombra. Lá recebeu várias menções honrosas do IBDF da capital. Chegou a assumir a chefia do posto do IBDF em Tarauacá por várias vezes. 

Em 1982 constituiu nova família com dona Adélia do Nascimento Mendonça, com quem vive até hoje. Sua aposentadoria só chegou aos 40 anos de contribuição. 

Sua vida foi marcada pelo trabalho e honestidade que serviu e ainda serve de exemplo para muitos. 

FELIZ ANIVERSARIO GUILHERME GALVÃO, são os votos dos filhos Graça, Maria Célia, Fausto, Rosevaldo, Ivo, Maria José, Célia Maria, Sônia e Ivan.

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. PARABENS GUILHERME POR TODA SUA VIDA DE TRABALHO EQUE dEUS TE PROTEJA SEMPRE, SÃO OS VOTOS DO AMIGO JOSÉ RAMOS DE ARAÚJO - BELEM-PA (FONE: (91) 8218-8905)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem