TARAUACÁ: Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios. O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o "Foz do Murú" ponto de partida para novas explorações.
Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. Em 1904, com a primeira divisão territorial administrativa dada ao Acre, Tarauacá passa a figurar no Departamento do Alto Juruá. A 01 de janeiro de 1907, Foz do Murú é elevada à categoria de Vila, com o nome SEABRA em homenagem ao então ministro da Justiça, Dr. José Joaquim Seabra. Em 1912, foi desmembrado do Departamento do Juruá, passando a constituir o Departamento de Tarauacá, criado que fora pelo Decreto nº 9831 e instalado a 19 de abril, sendo seu 1º Prefeito Cel. Antônio Antunes de Alencar.
Ainda pelo mesmo Decreto em 23 de outubro de 1912, foi criado o município com o mesmo nome do departamento, este instalado em 24 de abril de 1913, data em que Vila Seabra foi elevada à categoria de cidade. Já com a criação do município de Jordão, havendo redução de área e população do município de Tarauacá, deixando-o consequentemente mais pobre, em virtude da redução da cota do Fundo de Participação aos Municípios FPM, esta que representa a maior parcela na receita orçamentária local.
O município de Tarauacá originou-se do seringal Foz do Murú que foi criado na confluência do rio Tarauacá com o rio Murú. Com o passar do tempo, o local se transformou em povoado. Em 1907, o povoado foi transformado em vila e batizado de Seabra, nome do Ministro da Justiça e Interior da época. Em 1912, Tarauacá passou a ser município e recebeu o nome atual, em homenagem ao rio que banha a cidade. Tarauacá também é conhecida como a “terra do abacaxi gigante” porque o fruto produzido na região chega a pesar até 15 quilos.
O acesso ao município se dá através dos rios Tarauacá e Muru, BR 364 e via aérea por aviões pequenos. As principais atividades econômicas praticadas são: a pecuária, a agricultura e o extrativismo vegetal.
Tarauacá possui a quarta maior população do Estado e ocupa o terceiro lugar em extensão territorial. Limita-se ao norte com o estado do Amazonas; ao sul, com o município de Jordão; a leste, com o município de Feijó; a oeste, com os municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter e a sudoeste, com o município de Marechal Taumaturgo.