A liderança do tráfico e consumo de drogas na lista de fatores responsáveis pela insegurança no Estado e aqui em Tarauacá, apenas confirma o que autoridades da área já vêem avisando: os tóxicos respondem por uma fatia majoritária da violência no município.
Sargento PM Altemir Nascimento |
"Que o desemprego, a ausência de políticas públicas eficientes e dificuldades de atendimento de demandas sociais pelo aparato governamental e impunidade contribuem para o quadro de insegurança, ninguém tem dúvidas. Mas a conexão automática entre pobres e violência ajudou muito mais na discriminação e preconceito contra os desfavorecidos.
A ausência de oportunidades não transforma ninguém automaticamente em criminoso. É visível a não prosperidade econômica de Tarauacá, onde não teve como proporcionar melhoria nos indicadores de qualidade de vida, as desigualdades ainda marcam a sociedade Tarauacaense. Durante décadas, a cidade se refugiou na cômoda e equivocada alegação de responsabilizar somente migrantes de seringais e outros municípios pelos problemas de criminalidade. Tal justificativa não cabe mais - se é que algum dia teve validade - e Tarauacá precisa enfrentar as causas da violência, como o tráfico de drogas, com mais consistência e rigor."
Art. 144. C.F. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.
Por Altemir Nascimento
Parabéns Sargento PM Léo!
ResponderExcluirQuanta sensatez, lucidez e belíssima oratória em seu texto que fala dos verdadeiros motivo da violência em nossa Taruacá, no Acre e todos seu contexto!
Forte abraço do amigo: Victinho!!!