Cruzeiro do Sul ganha Centro Tecnológico de Produção de Alevinos


O governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, inauguraram na última sexta-feira, 24, o Centro Tecnológico de Produção de Alevinos.

Cerca de duas mil pessoas participaram da inauguração. O público visitante, formado basicamente por piscicultores locais, teve a oportunidade de conhecer de perto um dos maiores empreendimentos do governador Tião Viana, na região do Juruá. 

O Centro de Produção de Alevinos tem capacidade inicial de produzir cinco milhões de alevinos por ano de espécies regionais de alto valor agregado como: piau, curimatã, tambaqui, surubim e pirarucu.

O secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães garante que a partir de agora a piscicultura do Juruá dará um grande salto na produção. “Aqui os piscicultores terão alevinos de qualidade com um preço mais barato, a ração poderá ser comprada também mais barata na fábrica de ração de Rio Branco e o frigorífico de peixe que será inaugurado em breve vai poder comprar toda essa produção”, explicou.

O frigorífico de peixes de Cruzeiro do Sul terá capacidade de processar duas mil toneladas/ano, em resumo, terá condições de comprar todo pescado que será produzido na região.

Paulo Fernandes, piscicultor da Vila Santa Luzia, confessa que agora está mais animador criar peixe. “Antes era muito dificultoso, a ração era cara e o alevino mais caro ainda. Agora com alevinos mais barato e a ração também, dá até prazer em investir no negócio”, comenta.

Industrialização da piscicultura no Juruá

O Centro Tecnológico de Produção de Alevinos, juntamente com o frigorífico de processamento de peixes, que será inaugurado nos próximos dias, compõe o Núcleo Industrial de Piscicultura do Juruá, ambos localizados em Cruzeiro do Sul. No total o governo investe mais de R$ 15 milhões na industrialização da piscicultura na região.

Esses dois empreendimento empregará diretamente cerca 160 profissionais e possibilitará benefícios diretos a 1.500 famílias de piscicultores da região.

A gestão do Núcleo Industrial de Piscicultura é de responsabilidade da empresa Juruá Peixes S/A, que por sua vez é referência de organização empresarial em formato de sociedade anônima na região.

Sua composição societária é modelo para o setor empresarial local, pois, integra em um mesmo arranjo a iniciativa privada com capitais individuais, cooperativas de produtores (sócia marjoritária) e o Governo do Estado.

(Jaqueline teles Fernandes)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem