TARAUACÁ: Violência nas Escolas. De quem é a culpa?

Com as criAaças (PROERD)

Em Tarauacá estamos lidando com uma intolerância generalizada dentro das escolas. A violência escolar aumenta muito a cada dia. O jovem está perdendo a noção de dignidade, do respeito pelo outro. Ele extrapola na brincadeira e causa uma dor moral. 

Nós (Proerd) sabemos que esse é um problema que tem que ser trabalhado na família  mas sobra somente para a escola. São conflitos que antes eram solucionados em casa, na escola, mas hoje tudo vai parar nos tribunais para que a Justiça resolva.

Eu fui professora primária, naquela época também havia brincadeiras, provocações. Mas quando o aluno ia para casa, a agressão acabava ali. Hoje o espaço cibernético potencializa o dano, que é mais violento e contínuo. A agressão fica 24 horas no ar e atinge um universo muito grande de pessoas.

Atualmente trabalhando no Proerd o que se vê diariamente são brigas, xingamentos  alunos revoltados , agredindo professores, ameaças , depredação da escola, enfim estamos submersos na violência.E o nosso objetivo é a Prevenção para que possamos reprimir a cada dia menos.

Infelizmente, os pais trabalham e não podem estar presentes o tempo todo para educar seus filhos. As crianças precisam aprender desde cedo a respeitar o próximo. Os pais têm que ficar atentos quanto ao comportamento dos seus filhos, principalmente, na internet. Eles devem ser alertados, porque a responsabilidade civil por qualquer ato dos filhos menores de idade será deles. São eles que vão ter que pagar indenizações às vítimas.

A questão é tão séria que está tramitando projeto do Código Penal que pretende criminalizar o bullying. O jovem que vier a cometer ato infracional terá que ser levado à Vara da Infância e Juventude. Se for maior de idade, poderá ir para a prisão.

Como os professores podem evitar a violência na escola?

Acredito que para melhorar essa situação teremos que fortalecer mais a educação entre os profissionais que trabalham na escola, os proprios alunos e a comunidade e das famílias com a escola, se isso não acontecer não sei para onde caminhará a educação de nossas crianças.


Sd Pm Halida

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem