ACORDA SINTEAC
Amigos e amigas trabalhadores e trabalhadoras em educação.
Permitam-me chamar suas atenções nesse momento, para que eu possa me apresentar como candidato a Presidente do maior instrumento de luta da nossa categoria que o SINTEAC.
Nosso SINTEAC passa por um momento difícil, delicado e nossa categoria se sente envergonha por conta dos últimos acontecimentos.
Na última greve, o governo “assistiu de camarote” nossa categoria dividida entre SINTEAC, Sinplac e Movimento Acorda Educação. Isso é o que todo governo ou patrão sonha dia e noite. Trabalhadores divididos e brigando entre si. E não deu outra!
As disputas políticas estabelecidas na greve agora se voltam para a eleição do nosso sindicato. Todos com seus argumentos e suas propostas. Se o debate dessa eleição for do mesmo nível das assembleias durante o processo de greve, será mais uma decepção para nossacategoria.
Sou o professor Raimundo Accioly do município de Tarauacá. Sou viúvo, tenho 47 anos, pai de dois filhos, além de professor e sindicalista, sou também ativista cultural, esportivo, militante do movimento comunitário, radialista e blogueiro.
Não sou filiado a partido político e, se fosse, não haveria problemas. O fato de ter filiação partidária não é o debate mais importante, pois, o que mais se precisa agora é de dirigentes que tenham vergonha na cara, história de luta, estrutura ideológica e emocional para cumprir uma tarefa tão importante.
Não nasci na última greve. Há mais de 20 anos, acompanho a luta do nosso sindicato atuando no núcleo de Tarauacá, como associado, dirigente e colaborador.
Em Tarauacá, construímos uma ideia de sindicato classista, atuante, propositivo, organizado em sua gestão administrativa e forte na luta pelos direitos de nossa categoria.
Com a experiência adquirida ao longo desses anos e presenciando a triste e lamentável situação de desgaste, desrespeito e humilhação do nosso sindicato, me senti no direito e no dever de disputar a eleição na nossa entidade como candidato a presidente.
Honra-me muito poder me apresentar a vocês como ser humano e como sindicalista me proponho para juntos construirmos um caminho diferente para que nossa categoria seja bem representada e respeitada.
Não temos propostas mirabolantes e irrealizáveis. Oferecemos a todos nossa dedicação, seriedade, responsabilidade e firmeza na nossa luta.
Sendo assim, propomos um SINTEAC classista em que sua direção e sua base compreendam que, somos um classe que produz riqueza, que deve ser valorizada. Por isso, nossos interesses são opostos aos interesses dos que detêm o poder.
A liberdade de atuação do nosso SINTEAC pressupõe a superação do debate, da atuação conservadora e extremista da esquerda e da direita.
Achamos que o nosso SINTEAC precisa rediscutir o seu papel frente às adversidades atuais, com inteligência, responsabilidade, planejamento, participação da nossa classe e, cima de tudo, com independência.
Um dirigente sindical precisa ser fiel a sua categoria e estabelecer relação institucional e respeitosa ao seu patrão. O fortalecimento da luta política do sindicato é o principal objetivo da nossa proposta para nossa categoria.
Somos o maior sindicato do Acre com uma grande e honrosa contribuição na história de lutas e conquistas dos nossos trabalhadores em educação e isso deve ser levado em consideração.
Não somos contra as organizações partidárias e nem contra seus representantes. Somos contra as ingerências dessas instituições nas decisões da entidade.
Propostas.
1.Gestão Administrativa:
- Reorganizar as finanças do sindicato e discutir com a categoria onde e como melhor investir o dinheiro dos associados;
- Discutir com a categoria a construção de um complexo onde funcionem a sede administrativa moderna e equipada, alojamentos dignos a nossos trabalhadores com espaços confortáveis, internet, telefone e outras estruturas e, ainda, auditório para nossos encontros, colocando um fim na mendicância por espaços quando queremos nos reunir;
- Estabelecer políticas de parcerias com instituições públicas empresas privadas, profissionais de diversos ramos de serviços, para que nossos associados tenham benefícios e atendimentos diferenciados;
2. Luta Política:
Não há muitos segredos na luta política. Só precisamos compreender nosso papel classista, ter planejamento, disposição de luta, coragem e sabedoria.
- Preparar os dirigentes eleitos para assumirem as responsabilidades decorrentes de cada função no SINTEAC, acima de tudo, o compromisso político com a luta da categoria;
- Estabelecer um fórum permanente de debate sobre a data-base discutindo todas as bandeiras de luta da categoria com participação da base, direção e governos.
- Estabelecer uma relação respeitosa e institucional com outras instituições, especialmente com os governos Estadual e Municipais resguardando sempre os interesses dos trabalhadores em educação;
- Discutir com a base uma política de fortalecimento dos núcleos do sindicato nos diversos municípios, com política de formação, consultoria e investimentos;
- Discutir com a categoria nosso conceito de educação e escola que temos e que queremos para o Estado do Acre.
- Criar um sistema de comunicação próprio do sindicato para que direção e base possam estar cada vez mais próximos.
NOVAS LUTAS E NOVAS CONQUISTAS
- Realiza o congresso do sindicato para discutir a reformulação do nosso estatuto e os rumos da política sindical dos trabalhadores em educação para a próxima década.
- Implantação da nova estrutura de tabela para os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (funcionários e professores)considerando a formação e tempo de serviço.
- Construir uma proposta de formação, que inclua pesado investimento em MESTRADOE e DOUTORADO para nossa categoria.
- Discutir com a categoria e com o governo uma política especial de saúde para os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação.
- Discutir com a categoria e governo a criação de um programa de moradia para os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação que não possuem casa própria.
- Apoiar a luta do Congresso Nacional pelo fim do Imposto de Renda para os professores.
Um abraço
Raimundo Accioly
É para Tarauacá, para cada um de seus filhos uma questão de honra, elegermos nosso filho mais ilustre presidente do SINTEAC ESTADUAL, por várias razões: honesto e trabalhador, dedicado e competente, valosoro e sesato, classita e confiável, além é claro de ser o primeiro tarauacaense na gistória a se eleger presidente do maior sindicato do Acre, o SINTEAC.
ResponderExcluirEstamos com você professor ACCIOLY, conte com cada um de nós no dia 29/08/2013, dia em iremos mudar pra sempre a história do maior sindicato do Acre com a eleição histórica de seu filho professor mais ilustre. À vitória companheiro!