Baseada no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres no biênio 2013/2015, a Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura (MinC), com a parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Secretaria de Articulação Institucional e de Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), lança o “Prêmio Carmem Santos – Cinema de Mulheres 2013”, homenageando esta que foi uma das primeiras mulheres a produzir e dirigir filmes para o cinema brasileiro.
As inscrições estarão abertas até o dia 19 de agosto e devem ser realizadas, gratuitamente, pelo sistema SALICWEB (www.sistemas.cultura.gov.br/propostaweb). A ação busca incentivar a produção cinematográfica feminina. "Estamos chamando a atenção para o valor do trabalho das mulheres no mundo das artes. É urgente que público e mercado se atentem à efervescente criatividade das mulheres e que possamos eliminar a representação de mulher-objeto que ainda prevalece nas produções artísticas e culturais", afirma a ministra Eleonora Menicucci, da SPM.
Os projetos poderão ser nos gêneros de ficção ou documentário, cuja titularidade e direção sejam de mulheres, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. Com ideias criativas e inovadores, os filmes devem apresentar a temática da construção da igualdade entre os sexos e os direitos da classe feminina e de sua cidadania. Serão premiadas 10 obras audiovisuais de curta-metragem, de até cinco minutos, no valor de até R$ 45 mil, cada; e seis obras audiovisuais de média-metragem, de 26 minutos, no valor de até R$ 90 mil.
“É a primeira vez que o MinC faz uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, com a ministra Eleonora, e nós vamos dar possibilidade para que as mulheres mostrem seu talento tanto no cinema quanto em outras expressões artísticas. Muitas mulheres têm ideias, roteiros, capacidade de direção, mas não possuem o recurso para fazer. Com isso, esperamos que nasçam muitas cineastas", vibrou a ministra da Cultura Marta Suplicy.
O edital prevê um ponto a mais para os projetos apresentados por proponentes dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, como medida para proporcionar maior equilíbrio na distribuição regional dos recursos. Após o processo de finalização, a TV Brasil exibirá os filmes premiados. Mais informações no endereço www.cultura.gov.br/editaismulheres.
André Gonzaga (Assessoria FEM)